A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue estável após quase seis meses de governo. Segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha neste sábado (17), 37% dos entrevistados consideram o governo ótimo ou bom, contra 27% que o acham ruim ou péssimo. Outros 33% vêem a gestão como regular e 3% não responderam.
Os números mostram variações dentro da margem de erro em relação à pesquisa divulgada pelo instituto em março. Na ocasião, 38% viam o governo como ótimo ou bom, 29% como ruim ou péssimo e 30% como regular.
Seguindo padrão visto nas eleições de 2022, Lula é mais aprovado entre os eleitores com renda de até dois salários mínimos (43% de ótimo e bom), menos escolarizados (47%) e nordestinos (47%).
Da mesma forma, a reprovação é maior entre aqueles com renda acima de 10 sários mínimos (49% de ruim e péssimo) e evangélicos (37%), setores que votaram majoritariamente em Jair Bolsonaro (PL).
A pesquisa foi realizada pelo Datafolha ouviu 2.010 eleitores em 112 municípios entre os dias 12 e 14 de junho. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Edição: Nicolau Soares