O Instituto Ipec publicou uma nova rodada da pesquisa de intenção de votos para as disputas majoritárias no Rio Grande do Sul. Divulgado pela RBS TV na noite desta sexta-feira (16), o levantamento aponta que o ex-governador Eduardo Leite (PSDB) manteve a liderança da disputa pelo governo com 38% das intenções de voto, o mesmo percentual da pesquisa anterior do instituto e divulgada em 2 de setembro.
Na segunda colocação, Onyx Lorenzoni (PL) oscilou positivamente para 26% — tinha 24% na pesquisa anterior. Já Edegar Pretto (PT) oscilou positivamente um ponto, indo de 9% para 10%. Na quarta colocação, Luiza Carlos Heinze (PP) aparece com 4%. Vieira da Cunha (PDT) e Argenta (PSC) têm 2%. Rejane de Oliveira (PSTU), Ricardo Jobim (Novo), Vicente Bogo (PSB) e Carlos Messalla (PCB) têm 1%. Brancos e nulos somam 5% e outros 9% disseram não saber.
Levando em contra apenas votos válidos, Leite tem 45%. No principal cenário de segundo turno, Leite tem 49% contra 35% de Onyx.
No cenário estimulado, aquele em que os eleitores não escolhem a partir de uma lista fechada, Leite tem 22%, Onyx tem 14% e Pretto tem 6%. Outros somam 5%, 6% dizem que irão votar branco ou nulo e 46% disseram não saber.
Na disputa pelo Senado, a liderança é de Olívio Dutra (PT), com 28% das intenções de voto. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, ele está em situação de empate técnico com Ana Amélia Lemos (PSD), que tem 25%. Ambos apresentaram os mesmos índices do levantamento anterior.
Já Hamilton Mourão (Republicanos) oscilou um ponto para cima, de 18% para 19%. Comandante Nádia (PP) aparece em quarto, com 3%, sendo seguida por Maristela Zanotto (PSC) e Paulo Roberto da Rosa (DC), ambos com 2%. Professor Nado (Avante) e Fabiana Sanguiné (PSTU) aparecem com 1%. Sanny Figueiredo (PSB) não pontuou. Brancos e Nulos somam 6%, enquanto 14% dizem não saber ou não responderam.
No cenário espontâneo, Olívio e Mourão aparecem com 13%, enquanto Ana Amélia tem 9%. Outros somam 4%, 7% irão votar em branco ou nulo e 55% dizem não saber ou não responderam.
A pesquisa Ipec também perguntou aos gaúchos em que eles votarão para a para presidência. Lula (PT) aparece em primeiro lugar, com 40%, mas em situação de empate técnico com Jair Bolsonaro (PL), que tem 39%. Em relação ao levantamento anterior, Lula oscilou negativamente dois pontos (tinha 42%), e Bolsonaro cresceu cinco pontos (tinha 34%). Ciro Gomes (PDT) tem 6%, Simone Tebet (MDB) tem 3%, Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União) tem 1%. Os demais candidatos não pontuaram.
Contratada pela RBS, a pesquisa Ipec entrevistou 1,2 mil pessoas em 65 municípios gaúchos entre os dias 13 e 15 de setembro.