Nova pesquisa Ipec para a eleição presidencial, divulgada nesta segunda-feira (29), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabilizado com 44% das intenções de voto no primeiro turno, com o presidente Jair Bolsonaro tendo 32%. Ambos mantiveram os mesmos percentuais da pesquisa anterior, divulgada no último dia 15 de agosto.
O candidato do PDT, Ciro Gomes, subiu de 6% para 7% das intenções de voto, seguido por Simone Tebet (MDB), que foi de 2% para 3%. Os dois crescimentos foram dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Felipe d’Ávila (NOVO), que não havia pontuado no levantamento anterior, agora marcou 1%. As candidaturas de Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil), Eymael (Democracia Cristã), Léo Péricles (UP), Roberto Jefferson (PTB) e Vera (PSTU) não pontuaram.
A nova pesquisa Ipec mostra que o ex-presidente Lula tem melhor desempenho entre eleitores com renda de até um salário mínimo e entre aqueles que recebem algum tipo de benefício do Governo Federal. Lula tem intenções de voto mais robustas entre eleitores que avaliam o governo Bolsonaro como ruim ou péssimo, entre os eleitores da região Nordeste e aqueles com ensino fundamental. O candidato petista ainda se sai melhor entre os católicos, entre pretos e pardos, em cidades do interior do País e municípios com até 50 mil habitantes.
Já Bolsonaro tem melhor desempenho entre os homens, evangélicos e pessoas que ganham mais de cinco salários mínimos. O atual presidente também se sai melhor entre os eleitores com ensino médio e superior, e entre os moradores das capitais, assim como aqueles que avaliam seu governo de modo positivo.
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto em 128 municípios.
Segundo turno
A pesquisa Ipec também analisou as intenções de votos para o segundo turno da eleição presidencial. Nesta etapa, Lula venceria Bolsonaro por 50% a 37%.
No levantamento anterior, em 15 de agosto, o candidato petista marcou 51% e Bolsonaro 35%.