A estréia do horário eleitoral gratuito na televisão nesta sexta-feira (26) não apresentou o programa da Coligação Frente da Esperança, que inclui PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede, tanto do candidato a governador Edegar Pretto (PT), como dos candidatos nas disputas parlamentares. A única exceção foi o programa do candidato ao Senado, Olívio Dutra, exibido corretamente. Novo, União Brasil e Republicanos também não tiveram as imagens veiculadas, mas para a disputa à Assembleia Legislativa. Todos os outros candidatos majoritários tiveram o programa exibido corretamente.
Em nota divulgada durante a tarde, a campanha de Pretto informou que a não veiculação ocorreu devido a um erro entre a empresa credenciada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para distribuir os programas, Vati, e a RBS TV, geradora das imagens.
“Em reunião com a nossa assessoria jurídica, a direção da RBS comprometeu-se a peticionar junto à Justiça Eleitoral para reparar o prejuízo causado à Coligação e a outros três partidos, que também não tiveram seus programas veiculados. Nossos programas foram entregues no prazo e especificações técnicas determinadas pela justiça eleitoral”, diz a nota da campanha.
Também em nota, o Grupo RBS informou que identificou problemas na propaganda eleitoral gratuita desta sexta e que irá dialogar com a Justiça Eleitoral para compensar a não exibição. “Estamos trabalhando intensamente para garantir a correta veiculação dos programas em rede e inserções de todos os partidos políticos, coligações e/ou federações. Os casos em que identificarmos que o problema ocorreu na RBS TV e/ou na plataforma digital serão comunicados à Justiça Eleitoral para que determine dia e horário para compensação. Lamentamos o ocorrido e reafirmamos o compromisso do Grupo RBS com o cumprimento irrestrito da legislação eleitoral”, diz nota da empresa.
Segundo a campanha de Pretto, o programa da coligação deve ir ao ar durante a faixa noturna do horário eleitoral gratuito desta sexta.