O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quinta-feira (18) a distribuição do tempo de exibição da propaganda (em bloco e inserções) que cada partido político ou coligação terá para o respectivo candidato à Presidência da República no primeiro turno do pleito. O anúncio foi feito em audiência pública
A Coligação Brasil da Esperança, do ex-presidente Lula (PT), terá o maior tempo de horário eleitoral, 3m39seg, e o maior número de inserções, 286.
Em segundo lugar, a Coligação Pelo Bem do Brasil, do presidente Jair Bolsonaro (PL), terá 2m38seg de horário eleitoral e 207 inserções.
Na sequência, a Coligação Brasil para Todos, de Simone Tebet (MDB), terá 2m20seg de e 184 inserções A candidatura de Soraya Thronicke (União) terá 2m10seg e 170 inserções. Ciro Gomes (PDT) terá 52 segundos de horário eleitoral e 68 inserções, Roberto Jefferson (PTB) terá 25 segundos e 33 inserções, e Felipe D’Ávila (Novo) terá 22 segundos e 29 inserções.
As candidaturas de Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (PROS) não tem direito a propaganda eleitoral gratuita. O tempo de horário eleitoral e as inserções são determinadas pelo tamanho das bancadas de cada coligação na Câmara dos Deputados.
Por sorteio, também foi definida a ordem de veiculação do primeiro dia da propaganda eleitoral, que serve de parâmetro para os dias subsequentes. Aparecerão, pela ordem: Roberto Jefferson, Soraya Thronicke, Felipe D’Ávila, Lula, Simone Tebet, Jair Bolsonaro e Ciro Gomes.
A propaganda eleitoral gratuita começa a ser veiculada na TV e no rádio a partir do dia 26. Serão 35 dias de propaganda.