O Miss Grand International está prestes a coroar a próxima soberana na grande final, que será realizada nesta sexta-feira (25), em Bangkok, na Tailândia. As 69 candidatas, de diferentes países ao redor do mundo, irão participar das últimas provas da 12ª edição do concurso.
As misses estão confinadas desde o início de outubro e já passaram pelas provas iniciais: entrevistas com os jurados, desfiles de trajes de banho, típicos e de gala, e etapa preliminar. Além dos tradicionais quesitos, elas são avaliadas pela comunicação e inteligência emocional.
No dia da coroação, elas realizam as últimas passagens pela passarela e uma nova roda de perguntas e respostas. É na ocasião também que ocorrem os primeiros cortes, com o anúncio das 20 finalistas, das 10 e depois, o top 5, até a descoberta da vencedora.
Representante do Brasil
A gaúcha Talita Hartmann, natural de São Vicente do Sul, é a representante do Brasil no concurso. Com mais de uma década de experiência em passarelas nacionais e internacionais, ela está pronta para a final.
A modelo de 27 anos foi a vencedora do Miss Grand Brasil em agosto e agora está na corrida pela coroa mundial. A etapa nacional representou o primeiro ano do missólogo Evandro Hazzy no comando da franquia.
Talita chamou atenção nas etapas avaliativas feitas até o momento, especialmente nos desfiles de traje de banho e típico. Como forma de homenagear o Brasil, o modelito usado pela miss se inspirou na artista plástica Tarsila do Amaral, buscando destacar a arte do seu país de origem.
Em sites especializados, a gaúcha tem figurado entre as cinco mais cotadas ao título. Ela pode se tornar a segunda brasileira a vencer a disputa. No evento de 2022, a paulista Isabella Menin foi coroada a Miss Grand International.