noticias200 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Mundo

Telescópio James Webb encontra primeiro planeta com atmosfera repleta de vapor d'água

Cientistas afirmam que a descoberta pode mudar a busca por exoplanetas potencialmente habitáveis

Publicada em 15/10/2024 às 15:27h

Gaúcha ZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia Telescópio James Webb encontra primeiro planeta com atmosfera repleta de vapor d'água  Compartilhar a noticia Telescópio James Webb encontra primeiro planeta com atmosfera repleta de vapor d'água  Compartilhar a noticia Telescópio James Webb encontra primeiro planeta com atmosfera repleta de vapor d'água

Link da Notícia:
Marina
cresol

Telescópio James Webb encontra primeiro planeta com atmosfera repleta de vapor d'água
GJ 9827 d está sendo chamado de ?mundo de vapor?. NASA/ESA/Leah Hustak (STScI)/Ralf Crawford (STScI) / Divulgação  (Foto: foto reprodução)

O telescópio Espacial James Webb, da Agência Espacial Norte-americana (Nasa), registrou o planeta GJ 9827 d. Cientistas o tratam como “diferente de tudo que já vimos antes”. A quase cem anos-luz de distância, a descoberta tem aproximadamente o dobro do tamanho da Terra e uma atmosfera composta em sua maioria por vapor de água quente.

O GJ 9827 d está sendo chamado de “mundo de vapor” pelos cientistas, que afirmam que a descoberta pode mudar nossa busca por planetas potencialmente habitáveis.

O estudo, publicado no The Astrophysical Journal Letters no início de outubro, é liderado por Caroline Piaulet-Ghorayeb, do Instituto Trottier de Pesquisa em Exoplanetas da Universidade de Montreal.

 

Sem condições de habitabilidade

Embora esse planeta extrassolar - ou seja, um exoplaneta - não ofereça condições de habitabilidade para formas de vida terrestres, sua atmosfera única abre portas para novas pesquisas sobre mundos fora do Sistema Solar e o potencial de alguns deles abrigarem vida. 

Quase todos os planetas de outras galáxias já observados possuem atmosferas feitas de elementos mais leves, como hidrogênio e hélio.

— GJ 9827 d é o primeiro planeta onde detectamos uma atmosfera rica em moléculas pesadas como os planetas terrestres do Sistema Solar. Este é um passo enorme — disse Piaulet-Ghorayeb.

A pesquisa foi liderada por Caroline Piaulet-Ghorayeb, astrônoma do Instituto Trottier de Pesquisa em Exoplanetas da Universidade de Montreal, no Canadá. 

A equipe da pesquisadora utilizou a técnica de espectroscopia de transmissão para medir a composição atmosférica do planeta GJ 9827 d, conforme informações do Olhar Digital.

Essa técnica consiste em medir a quantidade de luz estelar que é absorvida pela atmosfera de um planeta enquanto ele transita diante de sua estrela. Ao observar diferentes comprimentos de onda de luz, os cientistas conseguem determinar os componentes da atmosfera.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 239278
Usuários Online: 585
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!