O governo dos Estados Unidos apresentou pela primeira vez um projeto de resolução ao Conselho de Segurança da ONU para pedir um "cessar-fogo imediato" em Gaza, afirmou o secretário de Estado, Antony Blinken, que nesta quinta-feira (21) tentará, no Egito, negociar uma trégua entre Israel e Hamas.
— Nós temos uma resolução que apresentamos agora, que está ante o Conselho de Segurança das Nações Unidas, que pede um cessar-fogo imediato vinculado à libertação dos reféns, e esperamos sinceramente que os países apoiem — declarou Blinken ao canal Al Hadath, durante uma visita à Arábia Saudita.
A resolução enviaria um "sinal forte", acrescentou o chefe da diplomacia americana, que até agora vetou as outras iniciativas com pedidos de trégua apresentadas no Conselho de Segurança, e na quarta-feira (20) mudou de posição.
O texto, ao qual a AFP teve acesso, destaca a "necessidade de um cessar-fogo imediato e duradouro para proteger os civis de todas as partes e permitir o fornecimento de ajuda humanitária" e a libertação dos reféns israelenses. Israel afirma que 130 reféns continuam retidos em Gaza, dos quais 33 teriam sido mortos. Ainda não foi formalizada uma data para a votação no Conselho de Segurança.
O anúncio aconteceu durante uma viagem de Blinken pelo Oriente Médio. A viagem começou na quarta-feira na Arábia Saudita, continua nesta quinta-feira no Egito e o levará na sexta-feira (22) a Israel.