A Fifa vai introduzir um cartão azul no futebol profissional. A medida, que será implementada em fase de teste, deve ser anunciada pela International Football Association Board (IFAB) nesta sexta-feira, 9. As informações são do jornal britânico Telegraph Sport.
A medida revolucionária é parte dos protocolos do sin-bin (nome dado, no rúgbi, ao lugar em que jogadores ficam após tomar um cartão amarelo). Nesses protocolos, os jogadores que cometerem falta crônica ou desrespeitarem um árbitro deixam o campo por 10 minutos. No futebol, o cartão azul deve ter função semelhante, fazendo com que o atleta tenha de deixar o campo por um período de tempo.
O novo protocolo deve limitar a faltas que impeçam um ataque promissor. Dois cartões azuis ou um amarelo mais um azul devem resultar em um vermelho.
As competições de alto nível serão excluídas dos testes iniciais no futebol profissional caso os protocolos exijam mais refinamentos, mas os testes devem iniciar já nessa temporada. Isso pode incluir a Copa da Inglaterra e a Copa da Inglaterra Feminina.
Este é o primeiro cartão introduzido no futebol desde a criação dos cartões amarelo e vermelho na Copa do Mundo de 1970. Cartões azuis foram usados ????esta temporada durante um teste nas categorias de base do futebol no País de Gales.
Segundo o Telegraph Sport, o IFAB também aprovou um teste global de outra regra de rúgbi que permitiria apenas aos capitães de equipe falar com o árbitro da partida sobre uma decisão.