Neste exato momento, enquanto você lê o seu jornal preferido, tem uma pessoa no mundo com um chip implantado no cérebro tentando controlar dispositivos eletrônicos pela mente. Vamos por partes…
Em 2017, o Musk fundou a Neuralink para criar um sistema que controlasse qualquer eletrônico só pelo pensamento, através de chips cerebrais.
A ideia é ajudar, principalmente, pessoas com paralisia e sem mobilidade. “Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um digitador rápido ou um leiloeiro. Esse é o objetivo.”
De lá pra cá, a empresa captou mais de US$ 280 milhões e já fez vários estudos e testes. Até um macaco conseguiu jogar videogame por pensamento. É serio. Clique para ver.
Agora, pela primeira vez, o chip foi implantado no cérebro de um ser humano. A identidade não foi revelada, mas Musk adiantou que ele — ou ela — teve alguma perda de mobilidade total ou parcial.
Aprofundando… O chip foi batizado de “Telepatia” e é do tamanho de uma moeda de 25 cents. O paciente #01 está se recuperando bem e os resultados iniciais já mostram uma boa detecção de atividades dos neurônios.
Looking forward: Mesmo com a autorização para testes em humanos, especialistas dizem que pode levar mais de uma década para que a Neuralink consiga uma permissão para vender o chip.