noticias552 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Mundo

Fronteira entre Gaza e Egito fecha, e passagem de brasileiros fica incerta

Grupo havia recebido autorização de Israel, do Egito e do governo palestino para sair da Faixa de Gaza, mas fronteira de Rafah, a única via de saída de Gaza atualmente, foi fechada novamente. Segundo embaixador do Brasil na Palestina, nova tentativa

Publicada em 10/11/2023 às 14:34h

G1 Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Fronteira entre Gaza e Egito fecha, e passagem de brasileiros fica incerta  Compartilhar a noticia Fronteira entre Gaza e Egito fecha, e passagem de brasileiros fica incerta  Compartilhar a noticia Fronteira entre Gaza e Egito fecha, e passagem de brasileiros fica incerta

Link da Notícia:
Marina
cresol

Fronteira entre Gaza e Egito fecha, e passagem de brasileiros fica incerta
Pessoas caminham em direção ao sul da Faixa de Gaza, em 10 de novembro de 2023. ? Foto: Mahmud Hams/ AFP  (Foto: foto reprodução)

A fronteira entre o sul da Faixa de Gaza e o Egito voltou a ser fechada nesta sexta-feira (10), e a passagem de brasileiros e seus parentes que aguardavam para cruzá-la ficou incerta.

O grupo integra a 7ª lista de estrangeiros que haviam sido autorizados a deixar o território nesta sexta. Desde cedo, eles estavam em frente ao posto de controle da cidade fronteiriça de Rafah, que atualmente é a única via de saída da Faixa de Gaza, aguardando para poder sair.

Candeias disse que apenas cinco ambulâncias com feridos foram autorizadas a passar pela fronteira nesta sexta, e demoraram para chegar até o posto de controle.

Parte da demora, disse o embaixador, ocorreu por conta da "forte presença militar israelense em combates ao redor de hospitais", o que fez com que as ambulâncias demorassem para conseguir sair. Mais cedo, o Crescente Vermelho (como é chamada a Cruz Vermelha em países de maioria islâmica) afirmou que uma ação militar de Israel no hospital Al-Quds, no norte de Gaza, deixou um morto e 19 feridos.

A passagem de Rafah fica aberta apenas por algumas horas diariamente, por exigência de Israel e do Egito, que alegam risco de que integrantes do grupo terrorista do Hamas possam cruzar a fronteira.

"Apesar de terem sido levados até o posto de controle, eles não puderam passar. A passagem é complexa, porque o posto de controle de Rafah fica aberto durante apenas algumas horas por dia, e existe um entendimento de que ambulâncias passam primeiro. Foi o que aconteceu hoje", declarou Vieira.

O chanceler também afirmou que a lista com o nome dos 34 que integram o grupo, aprovada na quinta-feira (10) por autoridades que controlam a passagem, já estava em mãos dos governos do Egito e de Israel "havia vários dias".




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 238437
Usuários Online: 1445
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!