noticias598 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Mundo

Projeto com criador do ChatGPT para escanear a íris de toda a população mundial gera alerta em autoridades

No Brasil, São Paulo já teve locais de coleta. Empresa paga usuários que deixam dispositivo tirar foto de seus olhos e diz que informações serão usadas para diferenciar seres humanos de robôs de inteligência artificial.

Publicada em 09/08/2023 às 16:44h

G1 Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Projeto com criador do ChatGPT para escanear a íris de toda a população mundial gera alerta em autoridades  Compartilhar a noticia Projeto com criador do ChatGPT para escanear a íris de toda a população mundial gera alerta em autoridades  Compartilhar a noticia Projeto com criador do ChatGPT para escanear a íris de toda a população mundial gera alerta em autoridades

Link da Notícia:
Marina
cresol

Projeto com criador do ChatGPT para escanear a íris de toda a população mundial gera alerta em autoridades
Ricardo Macieira, gerente para a Europa da Tools for Humanity, em foto de 1 de agosto de 2023 ? Foto: Reuters/Annegret Hilse  (Foto: foto reprodução)

Você deixaria uma empresa escanear a sua íris em troca de cerca de R$ 250? Este é o incentivo da Worldcoin, organização que já está na mira de reguladores internacionais devido ao seu plano de registrar dados biométricos das mais de 8 bilhões de pessoas em todo o mundo.

O projeto chegou a disponibilizar três locais de atendimento em São Paulo, mas eles não estão mais disponíveis. A Worldcoin afirmou que a operação por alguns dias no Brasil era um teste e não informou quantas pessoas se cadastraram no país.

A iniciativa foi lançada no final de julho por Sam Altman, presidente-executivo da empresa que criou o robô ChatGPT. Segundo a organização, o objetivo é criar um "passaporte digital" que ajude a diferenciar seres humanos de robôs de inteligência artificial.

Mas o projeto ligou um alerta em autoridades e chegou a ser suspenso pelo governo do Quênia, onde 350 mil pessoas já tinham se inscrito, segundo a imprensa local. Órgãos reguladores de dados na França, na Alemanha e no Reino Unido também estão examinando a iniciativa.

O Rafael Zanatta, diretor do Data Privacy Brasil, e Nina da Hora, cientista da computação e diretora do Instituto da Hora, apontaram que falta transparência sobre como a Worldcoin lida com dados de usuários.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 238401
Usuários Online: 1423
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!