Ainda que não exista perspectiva de um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia, quando isso acontecer, reconstruir o território ucraniano pode ser ainda mais complicado do que a guerra em si.
Segundo estimativas, o preço dessa recuperação pode chegar a US$ 1 trilhão, o que representa mais da metade do PIB brasileiro em 2022.
Anteriormente, a previsão era de US$ 411 bilhões, com 22% aplicado no setor de transportes, 17% na habitação, 11% na geração de energia, 10% em assistência social, 9% na gestão de explosivos e 7% na agricultura.
Qual a situação do país?
No segundo ano da invasão russa, os ataques contra a infraestrutura civil, hospitais, escolas, fábricas e prédios, continuam sendo recorrentes. Construções como pontes, portos e complexos industriais também são alvos de ataques.
Além disso, alguns eventos catastróficos, como a demolição da barragem de Kakhovka e a paralisação nuclear de Zaporíjia, geraram danos incalculáveis, com a inutilização de áreas urbanas e rurais.
A recuperação e a reconstrução do país levará vários anos, dependendo do apoio de parceiros durante a invasão para ajudar a conter danos futuros.