Um total de 130 países que representam 98% da economia globalm, estão pesquisando versões digitais de suas moedas, com quase metade já em desenvolvimento.
Segundo o estudo, todos os países do G20, com exceção da Argentina, estão agora em fases avançadas desse projeto de digitalização.
Contexto: O movimento ocorre quando o uso do dinheiro físico está caindo e os Bancos Centrais temendo perder os seus poderes de “impressão de dinheiro” para empresas de Bitcoin e BIG TECHs.
Onze países estão liderando o ataque, incluindo algumas ilhas pequenas do Caribe e a Nigéria. Na China, os testes-piloto já atingem 260 milhões de pessoas e cobrem de comércio eletrônico até pagamentos de estímulo do governo,
Representando as nações grandes e emergentes, aqui no Brasil e na Índia a estimativa é que as moedas digitais sejam lançadas em 2023. Já na Europa, o Banco Central disse que o plano é pra 2028.
Nos EUA, por outro lado, o progresso do dólar digital só está avançado para uma versão de atacado “banco a banco”, enquanto o desenvolvimento para uso da população em geral está parado.