A Meta, empresa responsável pelo Instagram, Facebook e WhatsApp, lançou nesta quarta-feira (5) uma nova rede social, o Threads. Ela foi anunciada como um "espaço de atualizações em tempo real e conversas públicas" e se parece com outras plataformas já existentes como Twitter, Bluesky e Mastodon.
Mark Zuckerberg, fundador, CEO e presidente da Meta, fez o anúncio dessa nova rede social poucos dias após Elon Musk limitar o número de posts diários que os usuários do Twitter podem ter acesso, gerando problemas de navegação na plataforma e críticas por parte dos internautas.
O Threads já está disponível para Android e iPhone. Para acessá-la, basta fazer o download na Google Play Store ou na App Store. A plataforma entrou em operação às 20h (horário de Brasília) desta quarta-feira (5) em cem países. Segundo Zuckerberg, apenas sete horas após o seu lançamento, já havia 10 milhões de usuários cadastrados.
Como funciona
Na nova rede social, em cada postagem, chamada de thread, o usuário pode optar por publicar textos, com limite até 500 caracteres, fotos ou vídeos de até cinco minutos. Ainda não é possível misturar os tipos de conteúdo em uma mesma publicação.
Os usuários da plataforma podem seguir outros perfis e se conectar com eles. Também é possível curtir, comentar, replicar uma thread ou encaminhar para uma pessoa determinado post.
Uma das diferenças do Threads para o Twitter, seu principal concorrente, é que a nova rede social não conta ainda com uma área de trending topics, que mostra os assuntos mais comentados na plataforma. No entanto, conforme anunciou a Meta, esse recurso será disponibilizado futuramente.