O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniu nesta quarta-feira (01/03) com seu homólogo russo, Sergey Lavrov, em Nova Délhi, na Índia, à margem da reunião de chanceleres do G20.
Por meio das redes sociais, o Itamaraty informou que, no primeiro encontro desde a posse do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Lavrov expressou sua intenção de realizar uma visita de trabalho ao Brasil, no mês de abril.
Os dois chanceleres também "repassaram os principais temas da agenda bilateral e multilateral" e analisaram "a situação atual e as perspectivas da guerra na Ucrânia".
Além disso, os ministros confirmaram a intenção mútua de fortalecer as relações de parceria estratégica entre a Rússia e o Brasil e discutiram a cooperação entre os países na ONU e no Conselho de Segurança, BRICS, G20 e outras plataformas multilaterais.
O encontro acontece após o governo russo ter informado na semana passada que está analisando um plano proposto por Lula para tentar mediar a paz na Ucrânia, um ano após o início do conflito.