Reuters - O governo Biden parou de aprovar licenças para empresas norte-americanas exportarem a maioria dos itens para a chinesa Huawei, segundo três pessoas familiarizadas com o assunto.
A Huawei enfrentou restrições de exportação dos EUA em torno de itens para 5G e outras tecnologias por vários anos, mas funcionários do Departamento de Comércio dos EUA concederam licenças para algumas empresas americanas venderem certos produtos e tecnologias para a empresa. A Qualcomm Inc (QCOM.O) em 2020 recebeu permissão para vender chips de smartphones 4G para a Huawei.
Um porta-voz do Departamento de Comércio disse que as autoridades "avaliam continuamente nossas políticas e regulamentos", mas não comentam as negociações com empresas específicas. Huawei e Qualcomm se recusaram a comentar. A Bloomberg e o Financial Times relataram anteriormente a mudança.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse que a China se opõe ao abuso dos Estados Unidos de uma noção excessivamente ampla de segurança nacional para suprimir empresas chinesas de forma irracional.