O duelo entre Argentina e França na final da Copa movimenta emoções em todo o mundo e com os governantes não é diferente. Com o Brasil fora da competição, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desejou sorte aos chefes de Estado dos países que disputarão a taça no domingo (18).
Emanuel Macron agradeceu Lula e disse "Caro, Alberto Fernández, um de nós terá mais sorte… Veremos domingo qual. Com toda a amizade… em frente les Bleus!".
Já o presidente argentino foi menos diplomático com seus adversários em campo. "Desejo sinceramente o triunfo da nossa seleção que tantas alegrias nos dá. Se a Argentina ganha, a América Latina ganha", publicou Alberto Fernández.
E acrescentou "o futebol latino-americano esteve muito bem representado pelo Brasil, Uruguai, Costa Rica, Equador, México e Argentina".
A Argentina tenta romper um jejum de 35 anos sem títulos mundiais e ganhar a terceira estrela para a seleção azul e branca.
Em 18 Copas do Mundo, a Argentina soma 47 vitórias em 87 partidas. A seleção argentina ganhou os títulos em 1978, vencendo a Holanda por 3x1, e 1986 contra Alemanha, com resultado 3x2, e Maradona levantando a taça.
Por outro lado, a França também busca o tricampeonato em Doha. Em 15 participações antes do Mundial de 2022, a França disputou apenas três finais de Copa do Mundo: 1998, 2006 e 2018. O histórico é positivo: dois títulos e um vice-campeonato.
O primeiro título mundial, em 1998, foi fruto de uma vitória por 3x0 contra o Brasil com Zinedine Zidane como artilheiro do jogo.
Já o segundo título veio somente 20 anos depois com o talento de Kylian Mbappé num 4x2 contra a Croácia, na Copa do Mundo da Rússia.
Histórico de duelos
No histórico do confronto em Copas, a Argentina leva vantagem. Em três jogos, foram duas vitórias dos argentinos e uma dos franceses.
A Argentina venceu na primeira Copa do Mundo, no Uruguai, em 1930 e novamente na primeira fase na Copa de 1978 - campanha que rendeu o primeiro título mundial dos hermanos.
O último confronto entre as duas seleções terminou com a vitória da França, nas oitavas de final da Copa da Rússia, em 2018, com uma vitória de 4x3.
A final da Copa do Mundo do Catar acontece no próximo domingo (18) às 12h (horário de Brasília).