O centro de gestão de riscos contra desastres será instalado em estruturas que ocupam parte da antiga sede da CEEE, na Avenida Ipiranga, em Porto Alegre. O projeto está sendo construído pelo governo gaúcho com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), conta o coordenador da Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, que acompanha a missão gaúcha à Ásia.
A ideia é construí-lo ao longo de 2025 e a previsão é de fique pronto no início de 2026. O recurso financeiro para adaptação do local virá do Tesouro do Estado. A antiga sede da CEEE serviu de gabinete de crise do governo durante a enchente e também como ponto central das doações. O imóvel, no bairro Jardim Carvalho, foi incorporado ao patrimônio do Estado quando a concessionária de energia foi vendida à Equatorial.
Aqui na Ásia, Boeira acompanha principalmente as agendas em instituições que atuam na prevenção de desastres. O Japão enfrenta tufões, terremotos e inundações com frequência. O coordenador da Defesa Civil conta que encontrou ideias que pretende desenvolver no Rio Grande do Sul, especialmente o que puder implementar na comunidade a cultura de prevenção a desastres.