Uma nova tentativa de remover o navio EVA Shanghai, encalhado no canal de Itapuã, na Lagoa dos Patos, será feita a partir das 16h desta quarta-feira, conforme reunião realizada na manhã de hoje entre a diretoria da Portos RS, agente do navio, Sindicato das Agências de Navegação Marítimas do Estado do Rio Grande do Sul (Sindanave RS), praticagens e os responsáveis pela carga. O encontro ocorreu em Rio Grande, no sul do Estado.
O EVA Shanghai, de bandeira do Panamá, foi o segundo em cerca de dez dias a encalhar no local, não muito distante de onde o primeiro, o Mount Taranaki, sob bandeira de Hong Kong, estava até a semana passada. Com o baixo nível do Guaíba, não foram realizadas tentativas nos últimos dias. Assim, a expectativa é de que, com a subida da cota, possa haver nas próximas horas condições de remoção do canal. A operação do desencalhe será assumida pelo armador, ou seja, o transportador.
Os prejuízos crescem, enquanto isso, e são estimados em US$ 50 mil, ou R$ 288,9 mil, em valores desta segunda-feira, por dia e por navio. Três embarcações estão esperando para sair em Rio Grande, um no porto de Porto Alegre, e ainda há mais um fundeado em Itapuã. Com 220 metros de comprimento e 32 metros de largura, o EVA Shanghai carrega 12 mil toneladas de fertilizantes. Ele é ainda maior do que o Mount Taranaki, com 175 metros de comprimento e 29 metros de largura.
A tarefa, porém, não será fácil, já que o resgate do navio depende muito mais da natureza do que da ação do homem. No último dia 30 de outubro, antes do encalhe das duas embarcações, o nível estava por volta de 1,88 metro, mais de 30 centímetros aquém da medição desta segunda. Os ventos sopravam de oeste para leste, porém devem começar a soprar de sul, o que pode contribuir para nova elevação do nível.