Foram retomadas nesta terça-feira (29) as obras do memorial da Kiss, em Santa Maria, que estavam paradas desde o início de setembro por necessidade de um ajuste no projeto.
Um prédio vizinho ao terreno onde ficava a boate e agora será construído o memorial, na Rua dos Andradas, tem um subsolo com apartamentos residenciais. O projeto inicial não considerava este subsolo, pois hão havia a informação sobre a existência dele, conforme Paulo Benedito Kull, responsável pela Infa Incorporadora, que realiza a obra.
Em setembro, o projeto do memorial precisou voltar para o arquiteto, para que fosse definida a readequação a ser feita. Kull afirma que recebeu as atualizações no último sábado (26) e explica que será feito um muro de contenção entre o memorial e o prédio vizinho.
Nesta terça-feira, os colaboradores da Infa voltaram ao canteiro de obras e retomaram os trabalhos. Pelo cronograma antigo, as fundações já deveriam estar prontas, porém, ainda nem começaram a ser feitas. O responsávela pela incorporadora ressalta que, durante estes dois meses, foram realizados alguns trabalhos técnicos no local.
Sobre o prazo de entrega, previsto inicialmente para março, a construtora informou que está fazendo uma nova planilha de serviços para então poder informar a nova previsão de data para conclusão do memorial.
Como será
O memorial será construído mais de 11 anos após a tragédia que deixou 242 mortes e mais de 600 feridos. O projeto conta com uma estrutura de 242 pilares, cada um deles com o nome de uma das vítimas do incêndio e uma floreira. O local ainda terá jardins, auditório e sala para exposições de arte, além de servir de sede para a Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).