noticias818 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Mutirão realiza pintura de casas atingidas pela enchente no bairro Humaitá, em Porto Alegre

Três residências foram pintadas por cerca de 35 voluntários e outras 15 famílias receberam os materiais para revitalizarem seus lares

Publicada em 21/10/2024 às 14:48h

Gaúcha ZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia Mutirão realiza pintura de casas atingidas pela enchente no bairro Humaitá, em Porto Alegre  Compartilhar a noticia Mutirão realiza pintura de casas atingidas pela enchente no bairro Humaitá, em Porto Alegre  Compartilhar a noticia Mutirão realiza pintura de casas atingidas pela enchente no bairro Humaitá, em Porto Alegre

Link da Notícia:
Marina
cresol

Mutirão realiza pintura de casas atingidas pela enchente no bairro Humaitá, em Porto Alegre
Misturaí / Divulgação  (Foto: foto reprodução)

O primeiro mutirão do projeto Pintura Solidária - Colorindo Vidas, da ONG Misturaí em parceria com a Associação Beneficente Cultural e Esportiva dos Ferroviários (ABCEFER – Projeto das Marias), ocorreu neste final de semana. A ação propõe pintar 150 casas atingidas pela enchente na Vila dos Ferroviários, Vila Arco Íris, Vila Santo Antônio e Vila Campos Verdes, no bairro Humaitá, em Porto Alegre. Entre o sábado (19) e o domingo (20), três residências foram pintadas por um total de 35 voluntários e outras 15 receberam os materiais para que as próprias famílias realizem o trabalho.

Os recursos para compra dos utensílios, segundo o gestor de Projetos da Misturaí, Pedro Souza, vieram do que foi arrecadado pelo Festival Sou do Sul para a reconstrução do Estado.

— Já a mão de obra é de voluntários e da própria comunidade. Fizemos um levantamento e priorizamos no mutirão as casas de pessoas mais velhas ou em uma situação que dificultasse para elas mesmas fazerem esse trabalho — conta Souza.

Ele destaca ainda a necessidade de mais voluntários para compor os outros mutirões que serão feitos para alcançar a meta de 150 residências revitalizadas. As novas ações devem ocorrer em novembro e dezembro, quando um evento deverá marcar a conclusão dos trabalhos.

Interessados em trabalhar voluntariamente podem entrar em contato através do Facebook, do Instagram ou do e-mail da ONG misturaipoa@gmail.com.

 

“Ficaria para depois”

Após ficar três meses fora de casa, a família da estudante Thais Silva, 32 anos, tinha uma lista de prioridades para recompor o próprio lar, na Vila dos Ferroviários. À família, composta por ela, o pai, 67, a mãe, 70, e a avó, 93, todos aposentados, sobrou apenas uma mesa, um armário e uma cadeira que não foram afetados pela enchente de maio. A casa resistiu à água que chegou a dois metros de altura porque era de alvenaria, reflete Thais.

Foram as doações e os auxílios do governo estadual e federal que ajudaram a família a retomar parte do que foi perdido. Apesar disso, a pintura da casa “ficaria para depois”.

— Eu estou desempregada e com a aposentadoria deles não conseguiríamos fazer isso agora. Então, é muito satisfatório receber essa ajuda — diz ela sobre a própria casa, onde cerca de 10 voluntários trabalharam na pintura ao longo do final de semana.

A visão é semelhante à da presidente da ABCEFER, Daiane Germany. Morando há 40 anos na região, que já havia sofrido com outros alagamentos, ela frisa que nunca haviam passado por algo com a dimensão da enchente de maio.

Além das perdas de móveis e eletrodomésticos, muitas casas tiveram prejuízo estrutural e muitos moradores perderam também os empregos.

— A comunidade perdeu tudo. Tem muito trabalho para se fazer. Então, é gratificante ver o colorido nas casas de novo. Parece que a enchente tinha deixado tudo sem vida e, agora, a gente consegue ver esperança de novo — afirma Daiane.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 236878
Usuários Online: 615
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!