Fechado desde 3 de maio, o maior aeroporto do Rio Grande do Sul voltou a receber o pouso de um avião na manhã desta sexta-feira (18). Por volta das 9h40min, tocou a pista do Salgado Filho a aeronave que trouxe os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, para a cerimônia oficial de reabertura.
Apesar do pouso desta sexta, o evento de reinauguração é simbólico. A reabertura comercial ocorre na próxima segunda-feira (21), com a volta do público e dos voos regulares — o primeiro avião de companhia aérea, da Azul, tocará a pista às 8h10min, vindo de Campinas (SP).
— Talvez esse seja o principal símbolo dessa reconstrução. A reabertura desse aeroporto marca um recomeço. O Estado que enfrentou sua maior tragédia vai sair dessa tragédia maior do que era — disse Pimenta, que também chefiou o ministério da Reconstrução no RS.
Presente à solenidade, o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, citou o "impacto bilionário negativo" que o período sem o aeroporto provocou na economia gaúcha e comemorou a retomada:
— É um dia histórico do processo de reconstrução.
Neste primeiro momento, o Salgado Filho terá capacidade para receber até 128 voos diários, mas a movimentação terá crescimento escalonado a partir da reabertura.
Segundo a concessionária Fraport, 71 pousos e decolagens serão realizados envolvendo as cidades do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo no primeiro dia da retomada, atendendo cerca de 9 mil pessoas.
Depois disso, a partir de 28 de outubro, deverão ser 98 voos entre partidas e chegadas no terminal, atendendo cerca de 15 mil passageiros. Em 4 de novembro, o número deverá passar para 122 pousos e decolagens, com 16 mil passageiros.
Já o restabelecimento total da capacidade do Salgado Filho ocorrerá em 16 de dezembro, quando os voos internacionais também retornarão ao terminal.
A Base Aérea de Canoas, que foi incluída na malha aérea emergencial instituída com o fechamento do aeroporto Salgado Filho, vem operando, diariamente, até 26 voos de partida e chegada, atendendo aproximadamente 4,5 mil passageiros. A operação comercial no local será encerrada a partir da retomada comercial do aeroporto da Capital.
Retomada do Salgado Filho
Até a conclusão das obras de reparo no Salgado Filho, os voos ocorrerão entre 8h e 22h. Fora deste horário, os trabalhos seguem diariamente para concluir a restauração da pista até o dia 15 de dezembro.
Na parte de operações comerciais do aeroporto, cerca de 70% dos lojistas que já estavam instalados antes da enchente estão prontos para operar a partir da próxima segunda. De acordo com a Fraport, esses serviços também deverão ter incremento escalonado nas próximas semanas.
Conforme o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Fraport obteve crédito de R$ 100 milhões para capital de giro, além de ter sido beneficiada com a suspensão temporária de pagamentos de financiamento e com a liberação de recursos em contas de garantia, que representam um auxílio de mais R$ 165 milhões para a retomada das atividades do aeroporto.