noticias599 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Cpers reage com precaução ao anúncio de retomada das promoções no magistério estadual

Medida será implantada em 2025 após uma década sem promoções na carreira dos professores

Publicada em 16/10/2024 às 14:53h

Sul 21


Compartilhe
Compartilhar a noticia Cpers reage com precaução ao anúncio de retomada das promoções no magistério estadual  Compartilhar a noticia Cpers reage com precaução ao anúncio de retomada das promoções no magistério estadual  Compartilhar a noticia Cpers reage com precaução ao anúncio de retomada das promoções no magistério estadual

Link da Notícia:
Marina
cresol

Cpers reage com precaução ao anúncio de retomada das promoções no magistério estadual
Promoções ocorrem de classe a classe, a fim de incentivar a permanência dos profissionais da educação no serviço público. Foto: Joana Berwanger  (Foto: foto reprodução)

A retomada das promoções para professores estaduais em 2025, divulgada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) nesta terça-feira (15), é comemorada com cautela pelo sindicato que representa a categoria. Sem ocorrer há uma década, as promoções na carreira do magistério foram pauta de mobilizações do Cpers durante o período.

“Celebramos toda e qualquer iniciativa que valorize os educadores, mas o governo Leite e sua base aliada na Assembleia Legislativa têm o péssimo costume de ‘dar com uma mão e retirar com a outra’”, destaca a presidente do Cpers, Helenir Schürer. “Aguardaremos ansiosamente o anúncio de como essas progressões serão realizadas para que, de fato, o atual quadro de achatamento salarial entre os diferentes níveis e classes da educação estadual seja reduzido”.

A carreira do magistério estadual está estruturada em seis classes, que vão de A a F, além de seis níveis de habilitação. As promoções ocorrem de classe a classe, a fim de incentivar a permanência dos profissionais da educação no serviço público. A medida, anunciada neste Dia do Professor, beneficiará mais de 23 mil professores e cerca de 200 especialistas em educação.

Para concorrer à promoção, é preciso ser servidor efetivo da Rede Estadual, ter concluído o estágio probatório e possuir interstício mínimo de três anos de serviço na classe atual da categoria. As promoções serão realizadas em duas etapas: a primeira metade dos servidores será promovida em 2025; a segunda, em 2026.

O Cpers relembra que a iniciativa do governo beneficia somente educadores na ativa, excluindo funcionários de escola e aposentados. “Nestes mesmos 10 anos, os aposentados receberam míseros 6% de reajuste. Por isso, seguimos na luta pela Revisão Geral, única forma de agregar toda a categoria no reajuste”, afirma Helenir.

Com as promoções, o governo estima um impacto financeiro de R$ 19,1 milhões em 2025 e R$ 61,5 milhões em 2026. A previsão do governo estadual é de que 81% dos professores que cumpriam os requisitos legais possam ser promovidos. O processo de avaliação levará em consideração critérios de antiguidade e merecimento, conforme as regras estabelecidas pela Lei N.º 6.672/74 e suas alterações.

“O governo reitera e renova o seu compromisso com os educadores. A nossa gestão foi responsável por colocar os salários em dia, reestruturar a carreira do magistério (pagando o piso nacional), e reajustar o valor do vale-alimentação, entre outras medidas em benefício dos professores”, afirmou Leite após anunciar a medida nesta terça. “Sabemos que ainda é preciso mais, mas avançamos e seguiremos nessa direção para construir um futuro com mais educação e oportunidades para todos”, completou.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 238272
Usuários Online: 1355
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!