A chuva das últimas semanas atrapalhou um pouco o cronograma da Fraport. Mesmo assim, a administradora do aeroporto Salgado Filho informa que segue avançando no cronograma para a retomada dos voos a partir de 21 de outubro. Até o momento, 85% dos trabalhos previstos foram realizados.
As obras na pista, que seriam concluídas na primeira semana do mês, serão finalizadas "nos próximos dias". O pavimento já está recebendo nova pintura das faixas de circulação. Em breve deve ganhar ranhuras no asfalto, que permitem uma maior aderência dos pneus das aeronaves.
As obras na área de circulação dos aviões foram concluídas. A instalação das luzes que orientam as aeronaves durante à noite já está ocorrendo.
Além das obras na pista de pousos e decolagens, estão em fase final de recuperação os sistemas de TI, a montagem das escadas rolantes, da esteira de restituição de bagagem e finalização do sistema de abastecimento de energia elétrica do terminal de passageiros.
— Estamos cumprindo o cronograma proposto até o momento. Temos certeza de que a reabertura do nosso aeroporto será de suma importância para acelerar, principalmente, a economia do nosso Estado. Ainda temos muito trabalho até o dia 21 —, afirma Cassio Gonçalves, diretor de infraestrutura e manutenção da Fraport.
Voo testes
Entre segunda e quinta-feira da próxima semana (07 a 10/10), um avião dará voltas no céu de Porto Alegre. Sempre que estes movimentos acontecem, chamam a atenção na cidade.
A aeronave faz parte do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) da Aeronáutica. Ela fará a inspeção nos equipamentos chamados de PAPI (do inglês Precision Approach Path Indicator). Essa atividade estava marcada para ocorrer nesta semana, mas houve adiamento.
O aparelho auxilia o pouso e a decolagem, desde que haja visibilidade. Luzes laterais mudam de cor conforme o ângulo de aproximação do avião. Indicam se a “rampa de aproximação está mais alta ou baixa”.
Retomada
A partir do dia 21, o aeroporto terá capacidade de receber até 128 voos diariamente, entre 8h e 22h. As empresas aéreas Azul, Gol e Latam confirmaram a retomada de suas operações e estão com as vendas de bilhetes abertas. Até o momento, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Curitiba/PR, Guarulhos/SP, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.
Após a reabertura para voos domésticos, a empresa seguirá atuando na outra parte da pista afetada pela enchente de maio. Os trabalhos serão executados durante as madrugadas, a fim de não impactar nas atividades do aeroporto. A previsão é que todos os serviços sejam finalizados até 15 de dezembro.
Verba federal
A Fraport já pode usar R$ 425,9 milhões de recursos do governo federal para a recuperação do aeroporto. Para ter acesso à verba, a empresa precisa encaminhar os documentos que comprovam os gastos até agora.
A confirmação da ajuda federal traz fôlego para a empresa. O seguro contratado pela Fraport só cobrirá R$ 130 milhões de prejuízo.