Documentos da Força Aérea Brasileira (FAB) mostram relatos de dois pilotos, um da Gol e outro da Avianca, que afirmam ter avistado e realizado manobras evasivas para desviar de objetos voadores não identificados (óvnis). Ambos os casos ocorreram em 2014, em voos com passagem por Maceió, Alagoas. Os documentos integram o Arquivo Nacional da FAB, que tem o Rio Grande do Sul e Santa Catarina como Estados onde os pilotos mais notificaram a presença de óvnis.
Óvnis são fenômenos ou objetos aéreos sem identificação. Embora da maior parte dos casos serem posteriormente classificados como eventos atmosféricos, os relatos abrem margem para mistérios muitos vezes relacionados a existência de extraterrestes.
O Globo informou que um dos casos ocorreu durante o voo 9109, da Gol, que partiu de Brasília em direção a Maceió, no dia 24 de janeiro de 2014. Por volta das 12h10min, quando preparava-se para pausar, o piloto relatou ter visto um óvni em "velocidade supersônica" – que excede a velocidade do som – e que precisou realizar uma manobra para desviar do objeto a cerca de 10 mil metros de altura.
No caso da Avianca, o Sistema Anticolisão de Tráfego de uma aeronave que viajava de Alagoas para o Piauí chegou a notificar a presença de um óvni. Nos relatos, o piloto afirma ter visto um objeto de cor branca, de médio a grande porte, que realizava momentos em zigue-zague em alta velocidade. O comandante disse ter ficado apenas 90 metros distante do óvni, quando realizou uma manobra para evitar a colisão.
Rio Grande do Sul no topo
Embora os casos de maior repercussão tenham sido relatados em Alagoas, a reportagem do Globo destaca que Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os Estados que lideram as notificações de óvnis no Arquivo Nacional da FAB.
Em abril de 2023, um piloto relatou ter visto um óvni sem movimentos, que aumentava e diminuía de tamanho nas cores branca e alaranjada. Ele se preparava para pousar no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Em Navegantes, no litoral catarinense, outro relato. Na madrugada de 7 de fevereiro de 2023, por volta das 3h, um piloto comunicou que uma "bola pequena a grande", com velocidade "dez vezes maior que a de um avião comercial", apareceu no céu.
Registros anteriores indicam outras notificações parecidas em Navegantes. Enquanto sobrevoava Ilha Comprida, em São Paulo, e seguia em direção ao estado catarinense, outro piloto disse ter visto de quatro a cinco objetos luminosos de cor branca, à longa distância, que realizavam movimentos circulares.
"O espanto foi em decorrência de as luzes/movimentação dos objetos não corresponderem a um satélite, lixo espacial ou qualquer outro fenômeno conhecido", registra a fala do piloto verificada no Arquivo Nacional.