noticias522 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Lula indica que Ministério da Reconstrução do RS será mesmo extinto no mês que vem

Presidente disse que não irá "brigar" se medida provisória que criou a estrutura não for votada pelo Congresso e perder validade

Publicada em 16/08/2024 às 14:06h

Gaúcha ZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia Lula indica que Ministério da Reconstrução do RS será mesmo extinto no mês que vem  Compartilhar a noticia Lula indica que Ministério da Reconstrução do RS será mesmo extinto no mês que vem  Compartilhar a noticia Lula indica que Ministério da Reconstrução do RS será mesmo extinto no mês que vem

Link da Notícia:
Marina
cresol

Lula indica que Ministério da Reconstrução do RS será mesmo extinto no mês que vem
Pimenta (E) acompanhou Lula durante entrevista na Gaúcha. Jonathan Hecker / Agencia RBS  (Foto: foto reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou nesta sexta-feira (16) que o governo não fará esforço para manter o Ministério da Reconstrução no Rio Grande do Sul. O órgão, comandado pelo ministro Paulo Pimenta, foi criado em maio por meio de medida provisória (MP), que precisaria ser votada em até 120 dias para não perder a validade — o prazo termina em 15 de setembro.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, Lula indicou que o governo deixará o texto caducar, e Pimenta reassumirá a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom).

— O Pimenta é o meu ministro da Secom e foi emprestado neste momento delicado do Rio Grande do Sul. Ele vai ficar o prazo (de vigência da MP), acho que está na hora de pensarmos no futuro do Pimenta, se ele vai ficar ou voltar. Se vencer a MP e não for votada, paciência. Não vou brigar — disse Lula.

— Em setembro vence (o prazo), e espero que até lá a gente conclua o grosso dos dramas do RS e ele possa voltar para a sua atividade normal em Brasília — afirmou.

Em tese, deveria ser simples a aprovação de uma MP pelo Congresso criando uma estrutura federal após a maior tragédia climática do país. Mas a maioria dos deputados e senadores gaúchos considera que a criação do órgão foi uma maneira de promover Pimenta politicamente. Além disso, a fragilidade da base governista no Congresso exigiria um esforço grande para aprovação do texto.

Nos bastidores, Pimenta já discute uma forma de manter o monitoramento das ações do governo federal para reconstrução do Estado. Há intenção de criar uma secretaria vinculada à Secom ou uma espécie de junta de acompanhamento.

O mais cotado para liderar esta estrutura é Maneco Hassen, homem de confiança de Pimenta que hoje ocupa a secretaria-executiva do Ministério da Reconstrução.

Se o governo conseguir criar a nova estrutura e a equipe continuar sob a estrutura comandada por Pimenta, internamente há convicção de que haverá pouca mudança na prática. O ministro seguirá em condições de fazer viagens frequentes ao Estado, de liderar a interlocução com os demais ministérios e seguir como a referência do governo Lula nas ações federais.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 238663
Usuários Online: 1571
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!