noticias240 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Polícia Federal combate fraude em financiamentos para instalação de painéis de energia solar no RS

Os policiais federais cumpriram 20 mandados de busca e apreensão em oito municípios gaúchos

Publicada em 15/08/2024 às 10:33h

O Sul


Compartilhe
Compartilhar a noticia Polícia Federal combate fraude em financiamentos para instalação de painéis de energia solar no RS  Compartilhar a noticia Polícia Federal combate fraude em financiamentos para instalação de painéis de energia solar no RS  Compartilhar a noticia Polícia Federal combate fraude em financiamentos para instalação de painéis de energia solar no RS

Link da Notícia:
Marina
cresol

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (15), a Operação Fóton para desarticular um esquema de desvio de recursos públicos do Fundo Clima no Rio Grande do Sul. Financiado pelo BNDES e Badesul, o dinheiro deveria ser destinado exclusivamente para obras e instalações de energia solar.

Durante a ação, os policiais federais cumpriram 20 mandados de busca e apreensão em oito municípios gaúchos e executaram o sequestro de bens no valor de R$ 29,9 milhões, com a finalidade de promover o ressarcimento do governo federal pelos prejuízos causados. A operação ocorreu em Entre Ijuís, Eugênio de Castro, Giruá, Joia, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, Santa Rosa e Três de Maio. Ninguém foi preso.

Segundo a investigação, iniciada em 2023, os suspeitos, após o recebimento dos valores contratados, desviaram os recursos para a aquisição e instalação de bens e equipamentos não relacionados ao objeto dos contratos, como veículos e equipamentos para irrigação. Essa prática caracteriza, em tese, superfaturamento dos contratos e desvio de finalidade na aplicação dos recursos públicos.

Os contratos em questão foram firmados com taxas de juros significativamente inferiores às praticadas em linhas de crédito ordinárias, o que agrava a conduta ilícita ao gerar um prejuízo maior ao erário e beneficiar indevidamente os investigados.

A apuração, até o momento, indica o desvio de aproximadamente R$ 23 milhões, porém, estima-se que o valor possa chegar a 60 milhões.

Os delitos apurados na Operação Fóton são associação criminosa, estelionato em detrimento de entidade de direito público e crimes contra o sistema financeiro nacional.

Fundo

O Fundo Clima é um instrumento da Política Nacional Sobre Mudança do Clima. Ele tem como finalidade financiar projetos, estudos e empreendimentos que visem à redução de emissões de gases de efeito estufa e à adaptação aos efeitos das mudanças climáticas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 237782
Usuários Online: 1106
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!