Do alto do Morro da Polícia em Porto Alegre, em um terreno da Secretaria Estadual da Segurança Pública, o novo radar meteorológico do Rio Grande do Sul está sendo instalado. O local é provisório, já que o destino original, em Montenegro, está sendo reavaliado.
O equipamento será posicionado ao lado de uma antena, em cima de dois contêineres. Uma base está sendo preparada antes da instalação ser iniciada.
Na terça-feira (6), o radar começou a ser retirado das duas caixas que foram trazidas de Praga, na República Tcheca. Os primeiros dados já deverão ser transmitidos a partir de sexta-feira.
Quando isso ocorrer, a empresa Climatempo já poderá integrar as informações na base de dados das condições do tempo. O radar terá uma cobertura de 150km de raio a partir do local de instalação.
No Morro da Polícia, o radar deverá permanecer entre algumas semanas ou até três meses. O prazo dependerá da confirmação se o equipamento poderá ser instalado, com segurança, até o ponto indicado em Montenegro.
Caso a estrada não suporte a ida de um guindaste até o Morro São João, Porto Alegre deverá ficar em definitivo com o radar. O guindaste caiu quando subia até o local da instalação.
Se o Morro da Polícia for a opção definitiva, uma nova obra precisará ocorrer. Uma antena será erguida no local.
— A partir do momento que, Montenegro deixar de ser uma opção, será construída uma antena. Mas primeiro vamos esgotar todas as possibilidades em Montenegro — informa o chefe da Casa Militar, coronel Luciano Boeira.
No estudo sobre a escolha do local, Porto Alegre foi uma das três melhores opções - junto com Montenegro e Dois Irmãos -, mas parte do radar iria monitorar o oceano. Por causa disso, essa opção acabou sendo afastada já que, em Montenegro, a região dos Vales seria melhor observada.