noticias295 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

UFRGS inaugura exposição sobre pesca cooperativa entre botos e pescadores na Barra do Tramandaí

Mostra fotográfica acerca da interação entre humanos e animais no Litoral Norte pode ser visitada de graça até 4 de outubro

Publicada em 06/08/2024 às 14:41h

Notícias ao Minuto


Compartilhe
Compartilhar a noticia UFRGS inaugura exposição sobre pesca cooperativa entre botos e pescadores na Barra do Tramandaí  Compartilhar a noticia UFRGS inaugura exposição sobre pesca cooperativa entre botos e pescadores na Barra do Tramandaí  Compartilhar a noticia UFRGS inaugura exposição sobre pesca cooperativa entre botos e pescadores na Barra do Tramandaí

Link da Notícia:
Marina
cresol

UFRGS inaugura exposição sobre pesca cooperativa entre botos e pescadores na Barra do Tramandaí
Yuri Camargo / Divulgação  (Foto: foto reprodução)

Tradição na Barra do rio Tramandaí, a pesca com botos é uma atração à parte no Litoral Norte e, claro, um prato cheio para imagens incríveis. A partir das 19h desta terça-feira (6), a interação entre humanos e animais na divisa entre Imbé e Tramandaí será o tema de uma exposição fotográfica gratuita no Centro Cultural da UFRGS em Porto Alegre. 

 A mostra "Pescadores, botos e tainhas: fotografias sobre a pesca cooperativa na Barra do Rio Tramandaí" é fruto de uma parceria entre os projetos Botos da Barra, do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar/UFRGS), e Unifoto, do Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS. 

Enquanto os botos cercam e sinalizam a localização do cardume, os pescadores capturam os peixes com o lançamento de tarrafas. Com o cardume encurralado, é possível pescar uma quantidade maior de animais, e os botos também se beneficiam, porque fica mais fácil se alimentar dos peixes que se desorientam quando a rede bate na água.

A família de botos-de-Lahille ajuda os pescadores a aumentarem seus ganhos e a alimentarem suas famílias há gerações, desde, pelo menos, o ano de 1900. Segundo os pesquisadores, o conhecimento necessário para a interação é transmitido culturalmente tanto entre pescadores, orientados por seus pais, avós e outros profissionais mais velhos, quanto pelos botos, que aprendem a interagir com os humanos principalmente através de suas mães.

No entanto, a rápida urbanização desordenada e a degradação do ambiente têm colocado em risco essa rara prática socioambiental. Por meio do diálogo entre saberes científicos e tradicionais, o projeto Botos da Barra contribui, há dez anos, para a preservação da pesca cooperativa e para a salvaguarda do estuário.

A mostra "Pescadores, botos e tainhas: fotografias sobre a pesca cooperativa na Barra do Rio Tramandaí" fica aberta à visitação até o dia 4 de outubro.

O coquetel de inauguração é nesta terça-feira (6), às 19h, com a apresentação "Musicalidade e cultura popular da região praieira gaúcha", com mestre Ivan Therra, Lizzi Barbosa e Jasmine Vasconcelos (se for, leve seu próprio copo).

A visitação será sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, na Sala Laranjeira do Centro Cultural, no Campus Centro da Universidade (Rua Engenheiro Luiz Englert, 333), com entrada franca. 

Em 2025, a exposição deve percorrer outros campi da UFRGS.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 239465
Usuários Online: 771
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!