Começou na manhã desta segunda-feira (29) o trabalho de demolição da fachada e das paredes do prédio onde funcionava a boate Kiss, em Santa Maria. No espaço, será construído um memorial em homenagem às vítimas do incêndio, que matou 242 pessoas em janeiro de 2013.
Conforme a empresa responsável pela obra, a Infa Incorporadora, a demolição deve seguir até terça-feira (30). Já a limpeza total do terreno tem o prazo de conclusão entre cinco e oito dias. Devem ser levadas para uma área licenciada pela prefeitura, no distrito de Santo Antão, 45 cargas de entulho. Após a conclusão da limpeza, a empresa responsável pela obra vai delimitar a área para a construção do memorial, que deve ser concluída em março de 2025.
O projeto prevê 242 pilares que representarão cada uma das vítimas da tragédia. Também haverá auditório, salas para exposições artístico-culturais e escritórios.
Máquinas começaram a operar no local na manhã desta segunda (29).
O investimento é estimado em cerca de R$ 4,3 milhões. O recurso é proveniente do Fundo Estadual para a Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), gerido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. Itens de mobiliário e decoração foram retirados do prédio e serão preservados em um acervo.