O município, que é o berço da erva-mate, celebra seus 150 anos e será o anfitrião da Abertura Oficial da Colheita da Erva-Mate. A cerimônia acontecerá na propriedade da família Friderich da Cruz em Palmeira das Missões, no dia 8 de agosto, a partir das 14 horas.
Na manhã do mesmo dia, ocorrerá o Fórum da Erva-Mate no Centro Cultural Mozart Pereira Soares. A participação é gratuita, através do formulário online, até o dia 5 de agosto de 2024.
Desde 2019, a festa da colheita da erva-mate integra o calendário oficial do Estado, a partir da lei sancionada no mesmo ano. A produção no Estado alcança cerca de 280 mil toneladas de folha por ano, em uma área de 32 mil hectares. De acordo com o Sindicato da Indústria do Mate (Sindimate/RS), há 250 indústrias focadas no segmento, além de cerca de 15 mil propriedades especializadas na produção da folha.
Em Palmeira das Missões, a área plantada é de 1.500 hectares, com produção de folha verde por hectare ao ano de 750, com uma agroindústria e 11 indústrias, envolvendo 37 produtores.
O prefeito Evandro Massing ressaltou a importância de celebrar a abertura da colheita da erva-mate em Palmeira das Missões, especialmente neste ano em que comemoramos os 150 anos do município. “É uma forma de homenagear as famílias que transformaram a erva-mate em uma tradição que exalta nossa cultura. Escolhemos nomear nosso principal evento, o Carijo da Canção Gaúcha, em referência à erva-mate. O Carijo é uma estrutura tradicional usada para secar a erva-mate de forma artesanal, o que mostra o quanto a nossa cidade está ligada com esse cultivo.
A realização do evento conta com o apoio de diversas entidades, incluindo a Administração Municipal de Palmeira das Missões, o Instituto Brasileiro da Erva-Mate (IBRAMATE), o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Indústria e Comércio de Erva-Mate (Indumate), a Associação Celeiro e Missões de Amigos da Erva-Mate (ACEMA), a Associação dos Produtores de Erva-Mate do Rio Grande do Sul (Apromate), a Associação dos Produtores de Erva-Mate do Planalto Médio (Aspemate), a Associação dos Pequenos Produtores de Erva-Mate do Polo Ervateiro dos Vales (Aspemva), a Associação dos Amigos da Erva-Mate, o Programa Gaúcho para Qualidade e Valorização da Erva-Mate, o Sindimate, a EMATER/RS, e o Fundomate.
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
08 de agosto de 2024
Festa da Colheita da Erva-Mate, Palmeira das Missões/RS
150 anos de Palmeira das Missões - Berço da Erva-Mate
FÓRUM DA ERVA-MATE
Centro Cultural Mozart Pereira Soares
8h - Recepção / Inscrição / Stop Mate
8h30 - Abertura
9h - Palestra: “Influências históricas da erva-mate na formação histórico-social da região da “Grande Palmeira”
Prof. Henrique Pereira Lima
9h45 - Palestra: “lllexturismo: Percebendo o Rio Grande do Sul pela sua identidade, o mate” livandro Barreto Melo - Emater/RS - Ascar
Câmara Setorial da Erva-mate
10h15 - Palestra: “Um novo Olhar sob a Erva-mate”
Ariana Maia
10h45 - Palestra: “Erva-mate: mercado, oferta e demanda”
Alvaro Luiz Bozzetto Pompermayer
Representante do SINDIMATE Sindicato da Indústria do Mate do Estado do Rio Grande do Sul
ALMOÇO
12h - Recepção
FESTA DA COLHEITA DA ERVA-MATE
Propriedade Friderich da Cruz
14h - Recepção
16h – Encerramento