Com novas lojas recém inauguradas e outras na fila, o Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, registou em junho aumento de 23% nas vendas na comparação com o mesmo mês no ano passado. O motivo, segundo a gerente geral do empreendimento, Nailê Santos, passa pela procura por eletrodomésticos após perdas na enchente e também o frio, que está mais forte neste ano, trazendo maior fluxo nas lojas de roupas.
— Também tivemos muita venda focada em doações. A Decathlon (de vestuário e artigos esportivos), por exemplo, vendeu muito neste período para essa finalidade. Ainda tem muita gente andando com sacolas da marca pelo shopping — diz Nailê.
Para confirmar, a coluna andou pelo Iguatemi em busca de relatos de lojistas. Na Magazine Luiza, que fica no primeiro piso, o vendedor Roni da Silva disse que a meta de vendas da loja foi batida, e com folga, nos meses de maio e junho.
— A meta de maio era R$ 3,5 milhões, vendemos R$ 4,5 milhões. Em junho, vendemos R$ 5,1 milhões. Agora, deu uma caída. Pessoal já comprou tudo que tinha que comprar. Saiu bastante secadora, máquina de lavar, fogão — relata o vendedor.
Subindo para o segundo andar, a gerente da Anselmi, Nicoli Fioreze, também celebra o aumento nas vendas da loja, que é especializada em roupas tricotadas.
— Inverno sempre é bom para nós, mas em relação ao ano passado, tivemos crescimento de 20%. Está fazendo mais frio. As inundações afetaram nossa logística, pois os produtos vêm de Farroupilha. Não fosse isso, com certeza seria ainda melhor — diz Nicoli.