A retomada do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, está cada dia mais próxima, com a maioria das ações já definidas. A Fraport Brasil, concessionária administradora do terminal, definiu em estudo apresentado ao governo federal nesta semana a necessidade da reconstrução parcial (veja infográfico) de, ao menos, dois quilômetros da antiga pista de pouso e decolagem, após o local permanecer submerso por 23 dias, “algo inédito na aviação mundial”, destacou a companhia. Ali, será necessário remover em torno de 45 centímetros da camada de asfalto.
Outros 500 metros do novo trecho, inaugurados mais recentemente, sofreram impactos menores, e apenas a camada mais superficial precisará ser removida. O custo da recuperação do aeroporto está estimado pela companhia em R$ 700 milhões. A liberação total das operações, incluindo voos internacionais, está prevista para o próximo mês de dezembro. Até lá, em outubro, o aeroporto será parcialmente liberado, com a utilização de 1,7 mil metros da pista e 50 voos domésticos diários, entre 10h e 22h.
Infográfico mostra as etapas de reconstrução do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre Infográfico mostra as etapas de reconstrução do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre | Foto: Leandro Maciel
Em maio deste ano, o terminal em Porto Alegre chegou a receber 540 voos até o dia 3, data de seu fechamento. Com isso, o número é menos de 10% das viagens executadas no mesmo mês de 2023, quando houve 5.857. Em todo o ano de 2024, foram realizados no local 23,7 mil voos, com 2,27 milhões de passageiros e 11,4 mil toneladas de cargas. Por enquanto, os voos partem e chegam na Base Aérea de Canoas, na região metropolitana, mas as operações de embarque e desembarque já foram liberadas pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) já são executadas no Salgado Filho.