Com mais votos de docentes, a chapa 2 venceu, nesta segunda-feira (15), a primeira etapa da eleição da nova reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Por decisão judicial, a implementação do voto paritário — aquele no qual as escolhas dos três segmentos da comunidade acadêmica têm o mesmo peso no resultado —, prevista para esta eleição, não pôde acontecer. Por esse motivo, as decisões dos professores seguiram valendo 70%, contra 15% das demais categorias.
Puderam votar alunos com matrícula ativa, professores e técnicos-administrativos. Para ser validada, a escolha ainda precisa passar por eleição exclusiva dos membros do Conselho Universitário (Consun) e, depois, pela nomeação do governo federal.
No total, 17.636 pessoas votaram, das 43.851 aptas a participar. Destas, 2.611 são docentes, 1.998 técnicos-administrativos e 13.027 estudantes. O mandato do vencedor será de setembro de 2024 a setembro de 2028.
A apuração foi registrada em transmissão ao vivo no site do Consun. Além dos números brutos, foi feito o cálculo já considerando o peso das escolhas de cada grupo.
Confira o número de votos de cada chapa
Chapa 2
Docentes: 1.198
Técnicos-administrativos: 443
Estudantes: 3.446
Total: 5.087
Chapa 3
Docentes: 989
Técnicos-administrativos: 656
Estudantes: 4.975
Total: 6.620
Chapa 1
Docentes: 396
Técnicos-administrativos: 874
Estudantes: 4.420
Total: 5.690
A eleição pelos integrantes do Consun está prevista para acontecer na próxima sexta-feira (19). Os conselheiros não têm obrigação de levar em conta, quando votarem, o resultado da consulta à comunidade, que, em seu próprio edital, é apontada como uma forma de “fornecer subsídios à realização da eleição” pelo órgão. Na votação do conselho, há possibilidade de outras chapas além das três inscritas na primeira consulta se candidatarem.
Após a eleição feita pelo Consun, a lista tríplice com as três chapas mais votadas é formulada e enviada para o Ministério da Educação. A pasta tem a prerrogativa de nomear qualquer um dos nomes listados para a reitoria.
A chapa vencedora
A chapa 2 é constituída pela atual diretora do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), Ilma Brum, e por Vladimir Pinheiro do Nascimento, atual diretor da Faculdade de Veterinária.