noticias960 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Agricultor usa técnica que congela frutas para não perder safra em dias de geada

Propriedade de Caseiros tem cerca de 70 hectares com árvores frutíferas.

Publicada em 01/07/2024 às 16:49h

Gaúcha ZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia Agricultor usa técnica que congela frutas para não perder safra em dias de geada  Compartilhar a noticia Agricultor usa técnica que congela frutas para não perder safra em dias de geada  Compartilhar a noticia Agricultor usa técnica que congela frutas para não perder safra em dias de geada

Link da Notícia:
Marina
cresol

Agricultor usa técnica que congela frutas para não perder safra em dias de geada
Adair Rizzardo / Arquivo Pessoal  (Foto: foto reprodução)

Apesar da beleza das paisagens típicas do amanhecer do inverno, a geada pode ser a vilã pra quem cultiva frutos e grãos, o que faz com que agricultores apostem no congelamento de flores e frutas para driblar prejuízos. É o caso de um pomar de pêssegos em Caseiros, município de 3,2 mil habitantes do norte gaúcho (assista acima). 

A propriedade fica na Estrada de Pinheiros, entre Caseiros e Lagoa Vermelha, e tem cerca de 70 hectares com cultivo de frutas. Frente às temperaturas negativas registradas no fim de semana, o proprietário Adair Rizzardo manteve o sistema que abastece o congelamento ligado por cerca de 16 horas.

Montamos uma rede de água, como se fosse de irrigação, para que a geada não congele as flores e frutos. A rede bombeia 60 mil litros de água/hora por hectare. Ligamos quando a temperatura ainda está positiva e desligamos apenas quando descongelar. Neste sábado, ligamos às 20h e desligamos somente ao meio-dia de domingo — relata Rizzardo.

Na prática, antes de congelar, a água corrente forma uma espécie de vácuo entre a planta e a camada de gelo, fazendo com que o fruto não atinja uma temperatura negativa. Ele fica, no mínimo, a 0ºC. Caso contrário, a temperatura negativa poderia queimar o fruto.

— A gente cuida a previsão do tempo. Quando sabemos que vai fazer temperatura negativa, ligamos o sistema. No sábado (29), nosso termômetro registrou -5ºC entre as 2h e 3h da madrugada. É a nossa forma de salvar a colheita. 

Nesta safra, a expectativa do agricultor é colher entre 280 a 300 toneladas de pêssegos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 236229
Usuários Online: 66
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!