A limpeza do piso do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, foi concluída. As dependências do local permaneceram inundadas durante o mês de maio. No domingo (30), a Fraport, empresa responsável pela gestão do aeroporto, divulgou novas imagens internas.
A etapa é mais um passo na preparação da retomada de operações do Salgado Filho. O procedimento de embarque e desembarque deverá voltar a ocorrer ainda na primeira quinzena de julho. Atualmente, o serviço é efetuado no Terminal ParkShopping Canoas, na Região Metropolitana.
Os voos continuarão sendo realizados a partir da Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana, até que a pista de pouso e decolagem do aeroporto em Porto Alegre seja liberada. Desde o domingo, o local opera com voos comerciais noturnos.
O terminal da capital do RS está sem receber voos desde 3 de maio, quando a cidade foi atingida por fortes temporais. Nos dias seguintes, a pista e o térreo do prédio do aeroporto foram afetados pela enchente, ficando alagados por cerca de um mês.
A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul estima que um possível fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho até o fim do ano pode resultar em um prejuízo de até R$ 1,4 bilhão no setor. A avaliação considera que o terminal fique fechado até o Natal, segundo o Governo Federal.