noticias31 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Apesar do tempo seco, nível de inundação do Guaíba deve ser atingido no final de semana

Vento sul será o principal responsável pelo repique, caso ele se confirme.

Publicada em 28/06/2024 às 15:34h

Gaúcha ZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia Apesar do tempo seco, nível de inundação do Guaíba deve ser atingido no final de semana  Compartilhar a noticia Apesar do tempo seco, nível de inundação do Guaíba deve ser atingido no final de semana  Compartilhar a noticia Apesar do tempo seco, nível de inundação do Guaíba deve ser atingido no final de semana

Link da Notícia:
Marina
cresol

Apesar do tempo seco, nível de inundação do Guaíba deve ser atingido no final de semana
Na segunda-feira, comportas do sistema de proteção contra cheias foram fechadas em caráter preventivo. Camila Hermes / Agencia RBS  (Foto: foto reprodução)

Em nova projeção emitida nesta sexta-feira (28), o Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS calcula que, no pior cenário, o Guaíba volte a atingir a cota de inundação entre sábado (29) e domingo (30). O vento sul será o principal responsável pelo repique, caso ele se confirme. 

“Não há previsão de chuva com volume expressivo nos próximos 5 dias, nem nos próximos 10 dias. Previsões indicam ventos sobre o Guaíba e a Laguna dos Patos, retornando forte na direção sul entre hoje e sábado, mudando a direção e perdendo força no domingo, e sem previsão de vento sul forte na próxima semana”, diz trecho do comunicado desta sexta-feira do IPH.

O boletim é assinado por Rodrigo Paiva, Fernando Fan e Matheus Sampaio, todos integrantes do IPH. O grupo tem divulgado boletins periódicos com as projeções para o Guaíba desde o início da subida das águas, em maio.

Às 11h15min desta sexta (28), o Guaíba estava em 3m32cm na medição da régua emergencial instalada na Usina do Gasômetro. A cota de alerta – na medição da régua instalada na Usina do Gasômetro – é de 3m15cm. A cota de alerta serve como um parâmetro para a gestão de risco do sistema de defesa da Capital.

A cota de inundação, conforme a mesma régua, é de 3m60cm. Quando o Guaíba ultrapassa a cota de inundação, as suas águas começam a atingir o calçamento do pórtico central do Cais Mauá. Depois disso, as águas ainda encontram o muro da Mauá e as comportas – já fechadas desde a nova alta do Guaíba.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 236895
Usuários Online: 632
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!