Três pessoas foram presas preventivamente na manhã desta sexta-feira (28) por suspeita de saquear uma empresa durante as enchentes que atingiram Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Dois dos homens atuavam como voluntários da Defesa Civil do município. Os nomes deles deles não foram divulgados pela Polícia Civil.
"Eles têm uma vinculação com o poder público. Eles estavam nessas ações utilizando coletes da Defesa Civil do município e uma retroescavadeira, que era utilizada nos trabalhos de resgate dos atingidos", afirma a delegada Luciane Bertoletti.
Em nota, a Prefeitura de Eldorado do Sul alega que os suspeitos "não possuem vínculo oficial" com a Defesa Civil do município. O Executivo acrescentou que "o uso de coletes não implica necessariamente a condição de membro oficial".
Conforme a delegada, a retroescavadeira foi emprestada por um político ao município para auxiliar no resgate da população nas áreas inundadas, mas teria sido usada pela dupla para derrubar o muro de uma distribuidora de alimentos, e saquear produtos do local.
A Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV) assegura que a informação "não procede, pois todos os equipamentos vinculados à Prefeitura possuem contrato de prestação de serviços".
Os dois voluntários da Defesa Civil foram presos por furto qualificado. O terceiro homem participou ativamente de outros saques e responderá por roubo. A operação mobilizou mais de 30 policiais, entre civis e militares.
Eldorado do Sul foi um dos municípios mais atingidos pelas enchentes de maio. Mais de 80% da cidade foi inundada.