As atividades no terminal de passageiros do aeroporto Salgado Filho serão retomadas a partir do dia 15 de julho. Essa é a data prevista pela Fraport para iniciar embarques.
Não deverá haver antecipação no prazo para poder informar bem os passageiros. O objetivo é evitar que as pessoas se desloquem por engano até o Park Shopping Canoas.
A pista para pousos e decolagens do Salgado Filho seguirá fechada. Os voos continuarão sendo feitos na Base Aérea de Canoas.
A Fraport corre contra o tempo para fazer as alterações necessárias no prédio. A energia elétrica no terminal foi religada parcialmente na semana passada, mas ela não tem capacidade pra atender o aeroporto inteiro.
Alterações estruturais também estão sendo feitas. A principal delas é que o térreo - área afetada pela enchente - permanecerá fechado.
Um desafio nesta nova logística será transportar os passageiros do aeroporto até a Base Aérea de Canoas pela BR-116, durante os congestionamentos que a rodovia pode apresentar. A Fraport fez simulações e o tempo de deslocamento foi igual ou até melhor que saindo do shopping.
Essa mudança na logística foi necessária porque a Base Aérea passará a receber mais voos comerciais a partir de 30 de junho. O horário noturno também será usado.
O ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, já foi informado sobre o prazo. Ele tem acompanhado as negociações para garantir a retomada das operações do Salgado Filho o mais rápido possível.
Mudanças no aeroporto
Os passageiros entrarão no Salgado Filho pelo segundo piso onde farão o chek-in. Eles subirão até o terceiro andar para passar pelo raio-X e descerão para a sala de embarque.
Em vez de se dirigirem para os corredores que levam para os aviões na pista, eles acessarão uma saída alternativa, do lado oposto, de volta ao meio fio do segundo piso. No local, um ônibus os esperará para levar até a Base Aérea.
Quem está chegando de viagem fará o desembarque sem a necessidade de entrar dentro do terminal de passageiros. Uma área coberta recepcionará os ônibus que virão de Canoas.
O Salgado Filho está fechado desde a noite de 3 de maio. Ainda não há previsão de quando será reaberto.
Há previsão de que a pista volte a receber voos neste ano. Porém, até setembro, segundo a Fraport, será impossível.