noticias155 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Apesar de nova elevação, Guaíba não deve invadir o centro de Porto Alegre

Na Região das Ilhas, contudo, a cota de inundação é mais baixa, e água já causa danos em ruas e moradias.

Publicada em 24/06/2024 às 15:36h

Gaúcha ZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia Apesar de nova elevação, Guaíba não deve invadir o centro de Porto Alegre  Compartilhar a noticia Apesar de nova elevação, Guaíba não deve invadir o centro de Porto Alegre  Compartilhar a noticia Apesar de nova elevação, Guaíba não deve invadir o centro de Porto Alegre

Link da Notícia:
Marina
cresol

Apesar de nova elevação, Guaíba não deve invadir o centro de Porto Alegre
 (Foto: foto reprodução)

Apesar da alta expressiva do nível do Guaíba nos últimos dias, o rio deve seguir no seu curso, sem provocar inundação na região central de Porto Alegre. A previsão foi feita nesta segunda-feira (24) pelo hidrólogo Fernando Fan, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS.

— A nossa expectativa não é de algo grande. A probabilidade é baixa de a gente chegar nos 3m60cm (cota de inundação) na régua do Gasômetro. A expectativa é de que a gente vai parar por aí. Que não vai ter muito mais elevação do Guaíba. Não se espera que vai subir 30cm, 40cm, a ponto de chegarmos naquela situação de o Cais estar inundado e a água passar por baixo de alguma comporta — disse Fan, em entrevista ao Gaúcha Atualidade.

Conforme o hidrólogo, a decisão do Dmae de fechar parte das comportas é adequada, mesmo sem a previsão de a cota de inundação ser batida.

— Esta noite, entrou o vento, a gente já esperava isso, e tende a causar uma elevação rápida do Guaíba. O efeito da entrada do vento Sul é de algo entre 20cm e 40cm. A gente já viu  aumentar 20cm. Talvez suba um pouco mais. A medida de fechamento de comportas é razoável. Existe a cota de alerta e a de inundação. Como estamos acima da cota de alerta, as comportas têm que estar fechadas — acrescentou o hidrólogo.

Fan, juntamente a Rodrigo Paiva e Matheus Sampaio, todos integrantes do IPH, têm divulgado boletins periódicos com as projeções para o Guaíba desde o início da subida das águas, em maio.

O hidrólogo acrescentou, na entrevista desta segunda-feira, que no bairro Arquipélago a cota de inundação é mais baixa. Assim, quando a régua do Gasômetro mostra o Guaíba em nível entre 2m90cm e 3m, já há avanço das águas sobre comunidades das ilhas da Capital.

Após três semanas de queda de nível, entre o fim de maio e início de junho, o Guaíba voltou a subir no último dia 14. Nesta madrugada, o rio chegou a 3m42cm na medição da régua emergencial instalada na Usina do Gasômetro. Às 10h15min desta segunda-feira, a medição apontava 3m37cm.

A cota de alerta – na medição da régua instalada na Usina do Gasômetro – é de 3m15cm. A cota de inundação, na mesma posição de análise, é de 3m60cm.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 237238
Usuários Online: 839
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!