Um atacado da zona norte de Porto Alegre foi multado, nesta terça-feira (18), por vender produtos que ficaram submersos na água da enchente. A fiscalização do Procon da Capital ocorreu a pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul, que havia recebido a denúncia.
Conforme flagrado pela equipe, funcionários da unidade do Vantajão, situado no bairro São João, estavam lavando os itens danificados e vendendo aos consumidores. Foram retirados do atacado produtos como potes de doce de leite, além de latas de ervilha em conserva, de pêssego em caldas e de cerveja.
— Recebemos a denúncia e encontramos embalagens danificadas, sujas e até furadas — afirmou o diretor do Procon Municipal, Rafael Gonçalves.
O órgão registrou auto de infração e multou o estabelecimento. O Ministério Público alerta que alimentos, embalagens e produtos que entraram em contato com água de enchente não podem ser comercializados, pois representam risco à saúde humana. Gonçalves ressaltou que a ação de fiscalização seguirá em estabelecimentos de outras regiões também.
Em Porto Alegre, o Procon orienta os consumidores para que, em caso de denúncias, entrem em contato com o órgão via WhatsApp do 156. Para isso, é necessário adicionar o número (51) 3433-0156 no aplicativo, enviar uma mensagem e clicar na opção 2.