Ainda em meio a semanas de chuva e enchente em municípios gaúchos neste maio passado, os governos federal e estadual começaram a anunciar medidas de apoio financeiro para assistência emergencial e acelerar a recuperação estrutural e econômica do Rio Grande do Sul. As promessas feitas somam dezenas de bilhões de reais.
Para acompanhar o cumprimento dos compromissos, os veículos do Grupo RBS desenvolveram uma ferramenta de monitoramento dos desembolsos dos governos federal e estadual. É o Painel da Reconstrução, que está disponível para ser consultado a partir desta segunda-feira (10).
Na ferramenta, são apresentados e detalhados repasses anunciados para a realização de obras estruturais, de recuperação de escolas e estradas, por exemplo, e também de atividades emergenciais de assistência social, como a compra de alimentos e medicamentos para a população atingida.
O acompanhamento abrange, ainda, iniciativas diretas de apoio aos cidadãos, incluindo a antecipação de benefícios como o Bolsa Família, e de ações de socorro às empresas gaúchas, a exemplo das linhas especiais de crédito já anunciadas.
Como funciona
Na página inicial, é apresentado um resumo dos auxílios prometidos pelos governos federal e estadual. Nos gráficos, o usuário pode visualizar como está o ritmo dos desembolsos: qual valor já está empenhado (reservado na conta do governo), quanto foi liberado e qual montante está efetivamente pago. Também é possível identificar, visualmente, qual o tipo de auxílio: se é uma verba nova que vai diretamente para alguma obra de reconstrução, se é garantia para uma linha de crédito ou, ainda, o volume de impostos postergados ou benefícios sociais antecipados.
Na aba referente à aplicação do dinheiro anunciado nas medidas, é possível consultar os principais detalhes de cada ação sendo realizada. Com dados do Portal da Transparência, se verifica a origem e a destinação dos valores, a área de aplicação dos recursos e o status dos repasses, entre outros aspectos relacionados.
Atualização será constante
O painel foi desenvolvido por uma equipe que reúne repórteres, programador e designer e está em sua primeira versão. Em breve, será possível filtrar por área ou município, por exemplo. As atualizações ocorrem conforme os dados são liberados no Portal da Transparência das duas esferas e também de acordo com os anúncios de novas medidas ou balanços oficiais apresentados. A ferramenta também é abastecida com informações diretas dos ministérios, das secretarias estaduais de governo e das instituições e órgãos diretamente envolvidos nos repasses.
Veja as informações que constam no painel
-Dados gerais de promessas dos governos estadual e federal e o ritmo de desembolsos
-Consulta detalhada aos investimentos, conforme o tipo de ação
-Orientações para cidadãos, empresas e prefeituras acessarem os recursos
-Explicações sobre as medidas de auxílio prometidas
-Glossário sobre os termos técnicos que envolvem esse tipo de monitoramento