O Guaíba voltou a ficar abaixo da cota de inundação no pórtico central do Cais Mauá, no centro de Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira (31). Entre 10h30min e 11h30min, a reportagem de GZH registrou a água abaixo do nível do cais, com o lago se mantendo em seu leito.
No pórtico central principal acesso à zona portuária, na altura da Praça da Alfândega, o Guaíba ultrapassou a cota de inundação na tarde de 2 de maio. Desde então, o lago se manteve acima dos três metros neste ponto de visualização.
Às 11h53min desta sexta, medição feita pelo professor Elírio Toldo Jr., do Instituto de Geociências da UFRGS, mostrou o Guaíba nove centímetros abaixo da cota de inundação no mesmo local.
Oficialmente, contudo, o lago segue acima da cota de inundação, visto que a régua do governo do Estado, instalada na Usina do Gasômetro, mostrava o nível em 3m69cm na medição publicada às 11h. A cota de inundação definida para esta régua é de 3m60cm.
O Guaíba tem mantido tendência de queda, mas com algumas oscilações pontuais para cima, impactadas especialmente pelo comportamento do vento. Assim, é possível que o lago volte a subir poucos centímetros, segundo hidrólogos, nos próximos dias.