noticias102 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Eduardo Leite cria secretaria para reconstruir Rio Grande do Sul

As diretrizes desta secretaria serão estabelecidas em um projeto de lei no qual Leite, ainda, irá enviar à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Publicada em 25/05/2024 às 08:14h

Notícias ao Minuto


Compartilhe
Compartilhar a noticia Eduardo Leite cria secretaria para reconstruir Rio Grande do Sul  Compartilhar a noticia Eduardo Leite cria secretaria para reconstruir Rio Grande do Sul  Compartilhar a noticia Eduardo Leite cria secretaria para reconstruir Rio Grande do Sul

Link da Notícia:
Marina
cresol

Eduardo Leite cria secretaria para reconstruir Rio Grande do Sul
© Getty  (Foto: foto reprodução)

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (24) que irá instituir a Secretaria da Reconstrução Gaúcha. Trata-se de uma nova pasta estadual com a missão de liderar o processo de recuperação do estado após a tragédia climática.

As diretrizes desta secretaria serão estabelecidas em um projeto de lei no qual Leite, ainda, irá enviar à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

"Optamos por esse caminho, criar uma secretaria com uma estrutura robusta e reforçada para que dê suporte às demais secretarias", disse o governador.

"Essa secretaria irá formatar os projetos, será uma unidade que dará suporte para cada secretaria, que vai cumprir sua função no processo de reconstrução", completou.

Leite fez o anúncio ao lado de deputados e do ministro Paulo Pimenta (PT), que conduz a Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.

"O momento é de união e reconstrução. A iniciativa da Assembleia Legislativa de reconstruir o estado junto com o governo é altamente positiva", falou Pimenta.

Na ocasião, o governador também sancionou o projeto de lei intitulado como Plano Rio Grande, que prevê ações de curto, médio e longo prazo após os estragos causados pelas chuvas.

"O processo de construção virá pelas próximas semanas, meses e anos no Rio Grande do Sul", disse Leite.

O documento é baseado em três frentes: emergencial/curto prazo (focado em assistência social, segurança); reconstrução/médio prazo (habitação e infraestrutura); e futuro/longo prazo (fortalecer a resiliência a eventos climáticos).

"O foco é viabilizar recursos, abreviar processos administrativos para termos agilidade e providenciar a estrutura técnica que dará suporte a essas ações. Nesse processo, será fundamental a cooperação do setor privado, da sociedade civil e de todos os níveis de governo", explicou o governador.

Especialistas ouvidos pela Folha dizem que, a curto e médio prazo, o governo deve centrar seus esforços na construção de moradias e na recuperação de rodovias e pontes, afetadas pela tragédia climática.

"Recuperar as redes de rodovias [regionais, estaduais e federais], assim como pontes e cabeceiras, significa a ligação entre os territórios. É um primeiro passo para recompor o sistema de circulação das pessoas e de mercadorias", afirma Luiz Afonso dos Santos Senna, engenheiro e professor da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 236389
Usuários Online: 129
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!