noticias986 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Governo do RS anuncia criação de secretaria específica para reconstrução do Estado

Titular será Pedro Capeluppi, que comandava a agora extinta pasta de Parcerias e Concessões. Eduardo Leite também divulgou a criação de um fundo para obtenção de recursos

Publicada em 17/05/2024 às 14:11h

Gaúcha ZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia Governo do RS anuncia criação de secretaria específica para reconstrução do Estado  Compartilhar a noticia Governo do RS anuncia criação de secretaria específica para reconstrução do Estado  Compartilhar a noticia Governo do RS anuncia criação de secretaria específica para reconstrução do Estado

Link da Notícia:
Marina
cresol

O governador Eduardo Leite anunciou na manhã desta sexta-feira (17) mais medidas para o enfrentamento aos prejuízos causados pelas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. Entre as novidades, está a criação de uma secretaria especial que comandará os esforços de reconstrução do Estado.

— Pela experiência de gestão acumulada, entendi que nós deveríamos reconfigurar o governo, transformando a Secretaria de Parcerias e Concessões na Secretaria da Reconstrução Gaúcha, dando suporte técnico ao desenvolvimento dos projetos. Vamos dar robustez a ela para que ajude em todas as frentes, na saúde, na educação, na infraestrutura — destacou. 

O novo cargo será ocupado por Pedro Capeluppi, que comandava a pasta extinta.

— O trabalho irá além do mandato. De reconstrução e de construção de uma nova realidade. Para colocar o plano em prática, vamos atuar de forma organizada e técnica. Precisamos ter efetividade e agilidade. Vamos convidar representantes da sociedade civil, movimentos sociais, para compor um conselho de ações a serem empreendidas. O Comitê Científico de Resiliência Climático terá protagonismo — destacou Eduardo Leite.

Leite voltou a citar a importância da união de esforços:

— O impacto que tivemos no RS, além da vida das pessoas e da infraestrutura, vai precisar de um plano. Estamos trabalhando no Plano Rio Grande, que é um plano de reestruturação e reconstrução. Esse plano não é do governo do Estado, é de todos nós, com engajamento da sociedade civil, das prefeituras e do governo federal. Não temos e nem podemos ter divisões. A cooperação será fundamental para que a reconstrução seja a mais rápida possível.

 

Criação do Funrigs

O governo do Estado enviou à Assembleia um pedido para a criação de um fundo para a obtenção de recursos.

— Enviamos ontem (quinta-feira, 16) para a Assembleia a criação do Funrigs. Ele vai receber recursos que o Estado vai aportar, além de recursos do governo federal, de emendas parlamentares. Tem muitos parlamentares de outros Estados encaminhando recursos. Isso vai permitir uma melhor gestão dos recursos. A agilidade não significa um libera geral. Cuidaremos da transparência de forma muito dedicada — destacou.

 

Novo centro administrativo

Com o alagamento do Centro Administrativo Fernando Ferrari, os servidores estaduais passam a ocupar o Centro Administrativo de Contingência, localizado no bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre.

— Estamos inaugurando o Centro Administrativo de Contingência. Agora estabelecemos aqui um espaço de trabalho para os nossos servidores enquanto não podemos voltar ao Centro Administrativo Fernando Ferrari. Eu despacharei daqui. O vice-governador e os secretários também — pontuou. 

 

Auxílios econômicos

Em termos de ajuda econômica para as famílias atingidas pelas cheias, Leite anunciou duas medidas.

Programa Volta por Cima: encaminhamento de R$ 2.500 para cada família inscrita no Cadastro Único e atingida pela enchente. Até o momento, 7 mil famílias foram contempladas. Pagamento ainda será feito para mais 40 mil famílias até 24 de maio

PIX SOS Rio Grande do Sul: R$ 2 mil por família para usuários que não estão no Programa Volta por Cima. Inicialmente para 23 mil famílias com renda até três salários mínimos, com início dos pagamentos em Encantado e Arroio do Meio




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 236532
Usuários Online: 270
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!