noticias997 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Número de moradores fora de casa após temporais no RS é superior à população de oito capitais no Brasil

Conforme relatório divulgado pela Defesa Civil, são 615 mil pessoas fora de casa em consequência das enchentes. Desse total, 77,4 mil estão em abrigos e 538,2 mil estão desalojados

Publicada em 14/05/2024 às 14:17h

Gaúcha ZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia Número de moradores fora de casa após temporais no RS é superior à população de oito capitais no Brasil  Compartilhar a noticia Número de moradores fora de casa após temporais no RS é superior à população de oito capitais no Brasil  Compartilhar a noticia Número de moradores fora de casa após temporais no RS é superior à população de oito capitais no Brasil

Link da Notícia:
Marina
cresol

Número de moradores fora de casa após temporais no RS é superior à população de oito capitais no Brasil
São 538,2 mil gaúchos desalojados (em casas de amigos ou parentes) e outros 77,4 mil em abrigos Gustavo Gossen / Agencia RBS  (Foto: foto reprodução)

O número de moradores fora de casa após os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de abril é superior à população de oito capitais brasileiras. De acordo com o relatório mais atualizado da Defesa Civil, 615 mil pessoas foram atingidas. São 538,2 mil gaúchos desalojados (em casas de amigos ou parentes) e outros 77,4 mil em abrigos.

O quantitativo é maior que as populações de Rio Branco-AC, Macapá-AP, Vitória-ES, Porto Velho-RO, Boa Vista-RR, Florianópolis-SC, Aracaju-SE e Palmas-TO. Os números levam em consideração os dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O governo do Estado afirma que, em razão do volume de chuva que atingiu o RS nas últimas 48 horas, os rios Caí e Taquari vão sofrer elevações rápidas, atingindo a cota de inundação. Posteriormente, essas águas vão chegar ao Jacuí e ao Guaíba.

Prefeitos e equipes das Defesas Civis têm feito apelos para que moradores de áreas de risco não retornem para suas residências. Ginásios, escolas e igrejas são usados como abrigos.

O Guaíba marcou 5,20 metros na manhã desta terça (14) e voltou a avançar sobre ruas. Moradores do bairro Lami, na Zona Sul de Porto Alegre, deixaram suas casas no dia mais frio do ano na Capital.

 

Guaíba de novo a 5 metros

Na segunda-feira (13), o Guaíba voltou a superar os 4m76cm da enchente histórica de 1941. À tarde, o nível já ultrapassava 5m, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA).

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) projeta que o nível máximo do Guaíba pode alcançar em torno de 5m50cm nesta terça — mais que o recorde batido na última semana, de 5m35cm.

A Prefeitura de Porto Alegre construiu uma barricada improvisada em frente à Usina do Gasômetro, região central da cidade, para conter o avanço das águas do lago. As barreiras têm 1,80 metro e foram montadas com dois andares de sacos de areia.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 239277
Usuários Online: 584
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!