O Rio Grande do Sul tem pelo menos 468 mil pontos sem energia elétrica na noite desta quarta-feira (8). São 253,5 mil na área da RGE e outros 205 mil clientes da CEEE Equatorial. Há ainda 10 mil associados da Certel que também estão sendo impactados.
A RGE informa que Região Metropolitana, Vale do Taquari, Vale do Sinos, Vale do Rio Pardo e Serra são os locais mais afetados. Há ainda oito municípios na área de concessão da empresa que estão totalmente desligados por questão de segurança: Boqueirão do Leão, Colinas, General Câmara, Gramado Xavier, Imigrante, Muçum, Relvado e Vespasiano Corrêa.
Pelo menos seis cidades estão com a energia elétrica parcialmente desligada por conta de áreas com alagamentos. No pior momento, a distribuidora teve 72 cidades totalmente interrompidas; dessas, 64 já foram religadas.
Na área da CEEE Equatorial, dos 205 mil clientes afetados, 116 mil estão em Porto Alegre. A empresa informa que, nesta quarta, foram religados mais de 6,5 mil clientes nos bairros Cidade Baixa, Azenha, Sarandi e Passo da Areia.
Além da Capital, seguem desligados clientes em Alvorada, Guaíba, Eldorado do Sul e São Jerônimo, em virtude de riscos pelas cheias.
Outros 10 mil clientes estão sem luz na área atendida pela Certel. A cooperativa informa que os associados afetados são de 26 municípios, localizados especialmente no Vale do Taquari e no Vale do Rio Pardo.