As entradas e saídas de Porto Alegre serão bloqueadas nesta sexta-feira (3). Autoridades estão discutindo quando, exatamente, a medida será colocada em prática.
Uma reunião entre prefeitura de Porto Alegre, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Polícia Rodoviária Federal (PRF), governo do Estado, Exército e CCR ViaSul, avalia os cenários. A elevação dos rios na Região Metropolitana traz insegurança para quem estiver circulando.
A nova ponte do Guaíba, que chegou a ser bloqueada e depois liberada, será novamente fechada. A água do Rio Jacuí deverá cobrir a pista. Quando isso ocorrer, o acesso de Porto Alegre para a zona sul do Estado estará fechado, pois a antiga ponte do Guaíba também está fechada.
- As pessoas não devem sair de casa. É preciso deixar as vias para as equipes de resgates. Há risco de as pessoas não conseguirem retornar para casa -, informa o superintendente do Dnit no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva.
A prefeitura de Porto Alegre não está conseguindo saber qual o nível do Guaíba. A última informação que foi disponibilizada é das 5h15 da manhã de sexta-feira (3). Na ocasião, a região do Cais Mauá atingiu 4m31cm de elevação, a partir de uma informação da Sala de Situação do Estado.
Projeções indicam que nível do Guaíba pode alcançar 5 metros nesta sexta-feira. Inclusive, uma análise preliminar aponta que ele já deva estar em 4m50cm.