O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta segunda-feira (1º), um alerta amarelo para o risco de tempestade em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Indicando perigo potencial, o aviso é válido até as 10h de terça-feira (2).
De acordo com o Inmet, o acumulado de chuva poderá atingir ente 20 milímetros e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Também há possibilidade de vento intenso (entre 40 km/h e 60 km/h) e de queda de granizo.
O alerta indica ainda baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos. A tempestade deve afetar boa parte do Estado, incluindo as regiões Sudoeste, Sudeste, Central, Noroeste e Metropolitana.
Conforme a Climatempo, a instabilidade e a nebulosidade que afetarão o RS neste primeiro dia de abril serão decorrentes da atuação de um sistema de baixa pressão próximo à costa do Estado, que abrirá espaço para a entrada de umidade.
O Inmet orienta que, em caso de ocorrência de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem embaixo de árvores ou estacionem seus veículos próximo de torres de transmissão e placas de propaganda, para evitar danos por descargas elétricas. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante a vigência do alerta.